Super Hiper Mega Banner

#607-REC

Este texto está um pouco fora da época (atrasado) e pode ser não apresente nenhuma novidade, mas REC é o tipo de longa-metragem que não pode passar em branco aqui no Daiblog. Quem já assistiu sabe bem o motivo: é simplesmente um dos melhores filmes de suspense e terror do ano. O esquema é parecido com Cloverfield - Monstro, ou seja, apresenta um realismo impressionante e é filmado com uma câmera na mão.

Tudo começa quando a jornalista Ángela Vidal (Manuela Velasco, em ótima interpretação) vai gravar um programa de TV que consiste em acompanhar a rotina de determinados profissionais. Na noite em questão ela visita o corpo de bombeiros da Espanha. Quando a equipe recebe um chamado no meio da madrugada, Angela e o cinegrafista Pablo sobem no carro dos bombeiros e os acompanham.

Photobucket
Era para ser somente um programa de televisão

O incidente acontece dentro de um prédio residencial. Mas, desta vez, não trata-se de um chamado simples. Não é nenhuma casa pegando fogo ou um gato que subiu no alto de uma árvore. Eles vão descobrir que é uma coisa muito mais perigosa e letal. E a situação se complica quando todos ficam impossibilitados de deixar o prédio. Com um clima de tensão crescente, REC garante não apenas sustos, mas uma sensação de medo e insegurança.

Photobucket
Tenha medo. Tenha muito medo!

REC consegue o que poucas produções do gênero consegue: transmitir medo. Quem entende um pouco de telejornalismo ou trabalhou com televisão antes vai se identificar ou se convencer do que aparece na tela. O longa é apresentado como a fita bruta sem cortes, um relato sem edição de um momento realmente aterrorizante. Imperdível para quem gosta de terror. Com o grande sucesso de bilheterias o filme ganhou uma refilmagem norte-americana chamada Quarentena, que deve estrear no Brasil em janeiro.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

[Rec] (Espanha, 2007) Dirigido por: Jaume Balagueró e Paco Plaza Com: Manuela Velasco, Ferran Terraza, Jorge Serrano, Pablo Rosso, David Vert, Vicente Gil, Martha Carbonell, Carlos Vicente, María Teresa Ortega...

Quanto custa o dvd do filme REC? Clique aqui e pesquise!

Veja aqui o trailer do filme REC legendado em português:

Daiblog

Leia mais aqui sobre a atriz que interpretou a protagonista de REC e os diretores do filme:

DaiblogManuela Velasco

Photobucket
Manuela como Angela, em REC

Uma das atrizes mais conhecidas em seu país, Manuela Velasco começou sua carreira no cinema, sendo dirigida por ninguém menos do que Pedro Almodóvar no filme, A Lei do Desejo (1987). Porém teve uma sólida carreira na televisão, apresentando alguns programas do Canal +. Como atriz, participou de enumeras séries como Médico de familia e El comisario y Hospital Central. Atuou também em outros filmes para o cinema, como: El club de los suicidas (2007), School Killer (2001), Caminho de Santiago (1999) e El Juego más divertido (1988). Em 2007 ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Festival de Sitges e o Goya por sua participação no filme REC.

Daiblog Direção e Roteiro: Jaume Balagueró e Paco Plaza

Jaume Balagueró já é um especialista em filmes de terror, mais especificamente nos filme “psicológicos”. Graduado em comunicação, trabalhou como jornalista e radialista antes de entrar para o mundo do cinema. Com o curta-metragem Alicia foi destaque do Festival de Sitges. E em seu segundo curta, Días sin luz consolidou o seu estilo. Em 1999 dirigiu seu primeiro longa-metragem, Los sin nombre, uma adaptação do romance homônimo de Ramsey Campbell, que ganhou o Meliès de Oro de melhor filme fantástico européia do ano. Ganhando assim, projeção internacional.

Photobucket
Uma cena de REC

Saindo do gênero, em 2002 dirigiu junto a Paco Plaza OT: o documentário sobre um famoso grupo musical, que fez um enorme sucesso na Espanha aquele ano, OT: O Filme. Seus dois filmes seguintes, teve no elenco atores europeus e americanos muito prestigiados, e foram elogiados pelo mundo através dos apreciadores do gênero, como coerentes e muito pessoais. Balaqueró conseguiu revistar temas recorrentes de forma inovadora, usando certos recursos expressivos (mascaras anti-gás, sinais de rádios antigos, velhos retratos familiares, e o famoso “efeito Balagueró” que recria uma verdadeira atmosfera incomoda, sem recorrer necessariamente a truques explícitos).

Photobucket
Aaaaaaaaaarh!

No Brasil seu filme de maior sucesso como diretor foi A Sétima Vítima (2002), porém o roteiro de Maldição: Reze Para Não Vê-la (2005) é de Jaume Balagueró, que também escreveu o roteiro de Quarentena (2008), a refilmagem americana de seu maior sucesso, e recorde de bilheteria, [REC]. Porém, para dirigir e escrever o roteiro do sucesso [REC] Jaume Balagueró contou com seu colega, Paco Plaza, diretor e roteirista jovem, porém não menos experiente e também um especialista do gênero. Os dois já haviam trabalhado juntos em Películas para no dormir: Cuento de navidad (2005), feito para a televisão espanhola, e o documentário OT: O Filme (2002).

Plaza já ganhou importantes prêmios, como: Barcelona Film Awards e o Brussels International Festival of Fantasy Film. Sua filmografia é composta por: Romasanta (2004), Puzzles (2001), Abuelitos (1999), Tarzán en el Café Lisboa (1997) e Tropismos (1995).
Tecnologia do Blogger.