Super Hiper Mega Banner

#623-Eden lake

Quem realmente gosta de filme de terror sabe que, apesar da grande quantidade de títulos, são poucos os que, de fato, são ótimos. A maioria são produções sem originalidade que seguem sempre o mesmo caminho. Quando o assunto é assustar, as fórmulas são ainda mais batidas. Exagerar no sangue não é difícil, agora criar seqüências tensas de suspense é uma coisa que poucos cineastas conseguem. Fazer as duas coisas, então, é mais raro ainda. Alexandre Aja (Viagem maldita, Alta tensão, Espelhos do medo) é um desses nomes.

Agora o filme que será comentado aqui hoje não é de Aja e sim de James Watkins, figura que demonstrou entender bem do assunto quando escreveu o roteiro de A face oculta do mal e O olho que tudo vê. Ele é também o responsável pela história de Eden Lake e ainda estréia na direção. O resultado é espantoso: o longa-metragem é forte, sombrio e malvado. Não, não é mais um filme. É "o" filme. O longa conta a assombrosa história de um casal formado por Jenny (vivida pela angelical Kelly Reilly, de Bonecas russas e Orgulho e preconceito) e Steve (Michael Fassbender, de 300).

Photobucket
O local perfeito para um fim de semana romântico...


Ela trabalha como professora em uma escola infantil. Usando vestidos floridos, a ruivinha é quase uma versão importada da professora Helena ou Lupita da novela mexicana Carrossel. Uma pessoa realmente do bem e que tem os limites testados quando vai acampar com o parceiro. Steve quer aproveitar o clima e a beleza do lago Eden para propor a moça em casamento. A paisagem é bela e tudo poderia dar certo. Mas eles não contavam com a presença de adolescentes no local isolado.

Photobucket
...se torna palco para um pesadelo...

Encrenqueiros e rebeldes, os antagonistas são o perfeito retrato de uma juventude transviada e sem limites. Algo como os delinqüentes do também britânico filme Os selvagens. São os chavs (leia mais no texto especial abaixo) aqueles bullies, marginais que tentam se auto-afirmar a todo custo e que inventaram o tal do happy-slapping (bater em alguém, filmar com um celular e distribuir o vídeo entre amigos). Quando o caminho do casal cruza com o desses jovens, o resultado não poderia ser pior. Eden lake tem o mérito de conseguir chocar. Não apenas pela violência explícita, mas pela crueza das situações e a forma realista como tudo é tratado. Paranóicos de plantão: não assistam, caso contrário depois será impossível sair para acampar algum dia.

Photobucket
...graças a adolescentes diabólicos (leia sobre os chavs logo abaixo)

Com personagens cativantes (nós realmente torcemos para a dupla!) e momentos de crueldade e horror, Eden lake é, sem dúvida, um prato cheio para quem quer ver um fime de terror. E não apenas algo sangrento como A invasora e A fronteira, mas um horror que possui também uma forte carga dramática e psicológica. Destaque para o perturbador final que, com certeza, fica um bom tempo na cabeça de quem assiste.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Eden Lake (Reino Unido, 2008) Dirigido por: James Watkins Com: Kelly Reilly, Michael Fassbender, Tara Ellis, Jack O'Connell, Finn Atkins, Jumayn Hunter, Thomas Turgoose, James Burrows, Thomas Gill, Lorraine Bruce...

Veja aqui o trailer do filme Eden lake:


Daiblog

No filme Eden Lake, um casal é atacado por um grupo de chavs. Para entender melhor o universo dos chavs, conversamos com Jônathas Soares, cinéfilo e leitor do Daiblog que entende bem do assunto por conviver na Inglaterra. Ele assistiu ao filme e falou um pouco sobre o tema e suas impressões sobre o longa-metragem. Antes de mais nada, a definição para o termo de acordo com a Wikipedia:

Chav, chava, charva é uma gíria da língua inglesa usada para se referir a certos jovens residentes no Reino Unido e sempre utilizada como uma ofensa. O estereótipo de um chav é de um adolescente branco e agressivo ou de um jovem adulto, de classe baixa, que se veste com roupas casuais ou esportivas de marcas como nike e reebok (bonés também são comuns) e que muito frequentemente se envolvem em brigas de rua e crimes pequenos. Presume-se que estejam ou desempregados ou em um emprego de remuneração baixa.

Michel Toronaga: Jonhaz, vc mora no Reino Unido há quanto tempo? É mesmo comum ver os chamados chavs por aí?

Jônathas Soares: Faz quase seis anos que eu moro no Reino Unido e logo no primeiro ano descobri o que era um chav. É um assunto bem comum entre os britânicos, mas são raras as ocasiões em que sao elogiosos em relação aos chavs.

Jônathas Soares fala sobre os chavs
Jônathas Soares (de verde)

Michel Toronaga: Você teve ou conhece alguém que que já teve alguma experiência com algum chav? Conte como foi!

Jônathas Soares: Infelizmente eu tive um experiência de primeiro grau com uma gangue de chavs. Mas nao foi em Edimburgo, e sim, em Glasgow, a maior cidade da Escócia, famigerada por sua violência urbana e chavs em abundância, vagando por suas avenidas em busca de presas fáceis e crimes mesquinhos para cometer. Entretanto, na Escócia, eles sao mais conhecidos como NEDs, apesar de possuirem o mesmo mau-gosto na hora de se vestir e ignorarem as mesmas leis em suas infelizes ações diárias.

Michel Toronaga: NEDs?

Jônathas Soares: Poucos sabem, mas NED é um sigla de NON EDUCATED DELINQUENT - delinquente sem escolaridade. No norte da Inglaterra, especialmente em Liverpool, o mesmo grupo é conhecido como os Scallies e a palavra Townie também é frequentemente utilizada para se referir a esses sujeitos.

Eden Lake, filme de terror britânico
Cena de Eden Lake

Michel Toronaga: E como foi o ataque?

Jônathas Soares: Eu estava em Glasgow a passeio há três anos atrás. A área de Edimburgo onde eu moro fica perto da universidade, então é extremamente segura e eu nunca tive experiências ruins desse tipo na capital. Entretanto, apesar de ficar apenas a uma hora de distância de carro, Glasgow é um outro mundo, onde expressões como 'the Glasgow kiss' (o beijo de Glasgow, quando alguém te dá uma cabeçada na rua) e 'the Glasgow smile' ( quando alguém corta as suas bochechas pela boca, no estilo do Coringa, de Batman - O cavaleiro das trevas) são utilizadas no dia-a-dia, e prática comum entre as gangues que travam suas pequenas batalhas pelas ruas da cidade.

Michel Toronaga: :O

Jônathas Soares: Eu havia acabado de sair de um Ceilidh (pronuncia-se quêili), uma festa escocesa com danças e outros costumes tradicionais da Escócia, e estava de quilt (a famosa saia masculina), porque é assim que eles se vestem em ocasiões especiais como casamentos e ceilidhs. Apesar de serem típicas de Escócia, ironicamente, não é fácil ver homens vestidos com quilts na rua. Acho que eu nunca vi ninguém. É como ver alguém de smoking, ou outro traje ultra formal. Por isso, quando a gangue de Glasgow que passava pela mesma rua do centro naquela hora (uma da manhã) olhou para mim, eu pude perceber que por causa do quilt eu havia me transformado em um alvo fácil para o 'bullying' deles.

Eden Lake, filme de terror britânico
Os adolescentes de Eden Lake

Jônathas Soares: Sem trocar uma palavra comigo, um deles veio para cima de mim e esvaziou a sua garrafa de água na minha camisa. O grupo não parou, eles tinham outras infrações mais interessantes para cometer naquela noite. Eu e as duas amigas que estavam comigo achamos melhor agir da forma mais esperta e não falar nada. Só sair dali o mais rápido possível.

Michel Toronaga: E o que você achou do filme Eden Lake?

Jônathas Soares: Mesmo não sendo a experiência narrada acima tão intensa quanto a sofrida pelos protagonistas de Eden Lake, assistir ao filme me deu muito mais medo ao notar que criminosos haviam sido caracterizados como chavs. As roupas esportivas e os cabelos quase raspados estavam ali e não há duvida de que qualquer pessoa que tenha morado no Reino Unido reconhecerá os chavs das cenas iniciais de Eden Lake.

Eden Lake (Reino Unido, 2008) Dirigido por: James Watkins Com: Kelly Reilly, Michael Fassbender
Casal de protagonistas do filme Eden Lake

Jônathas Soares: O medo ao que me refiro é do tipo que não acaba depois que voce termina de assistir ao filme. Como são tipos tão comuns nos grandes centros urbanos do Reino Unido, na próxima vez em que um possivel espectador do filme esbarrar em um chav pela rua, é bem provável que cenas do filme ressoem na sua mente e que a sensação de pânico momentaneamente retorne. Pois são, não só as terríveis cenas presentes no filme, mas tambem esses ecos das mesmas que fazem de Eden Lake um filme muito mais assustador do que qualquer outra película de terror que eu tenha visto recentemente.

Leia mais sobre o peculiar estilo de se vestir dos chavs nesta matéria da revista Veja.
Tecnologia do Blogger.