Super Hiper Mega Banner

#638-Operação Valquíria

Operação Valquíria não é mais um filme sobre a Segunda Guerra Mundial. Apesar de se passar na Alemanha, a história não mostra os judeus como vítimas e nem as atrocidades cometidas pelos nazistas naquela época. Isso você já está cansado de saber. Os campos de concentração, por exemplo, são apenas citados e não aparecem.

Ao invés de reprisar tais conceitos, o roteiro se foca na história real do golpe de um grupo de oficiais que planejaram assassinar Hitler. Quem lidera a façanha é o coronel Claus von Stauffenberg (Tom Cruise), que foi mutilado durante a guerra.

Operação Valquíria
Stauffenberg perdeu um olho, uma mão e dedos durante a guerra

As duas horas do filme foram bem aproveitadas em um roteiro que incrivelmente consegue manter o clima de suspense e tensão durante todos os minutos. Apoiado por um bom elenco, Cruise interpreta um herói da vida real desconhecido por muitos.

Operação Valquíria
Conspirações e traições

A produção transmite toda a ansiedade e esperança sofridas por homens e mulheres que tentaram mudar o rumo da história. Apesar do final ser conhecido, a direção de Bryan Singer (Superman returns e O aprendiz) consegue manter a qualidade da produção até o desfecho. Pode parecer um filme burocrático e parado, mas realmente não é! O resultado é uma obra interessante e importante.

Também estão no elenco Tom Wilkinson (RocknRolla, Um beijo a mais, Batman begins), Bill Nighy (Amor obsessivo, Notas sobre um escândalo) e Thomas Kretschmann (O procurado, O vidente, O canibal, King Kong).
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Valkyrie (EUA / Alemanha, 2008) Dirigido por: Bryan Singer Com: Tom Cruise, Kenneth Branagh, Bill Nighy

Dica: o livro Operação Valquiria (que inspirou o filme) já está nas livrarias. Se você quiser comprar pesquise qual loja vende mais barato!

Veja aqui o trailer do filme Operação Valquíria:
Tecnologia do Blogger.