Super Hiper Mega Banner

#667-Dragon Ball

Estreou sexta-feira nos cinemas o longa-metragem baseado no famoso mangá de Akira Toriyama, um dos quadrinistas mais famosos do Japão. Dragonball conta as aventuras de Son Goku, herói que vive em um universo fantástico onde existem as cobiçadas esferas do dragão - sete bolas mágicas que, quando reunidas, invocam um deus-dragão chamado Sheng Long. Quem realizar a proeza tem direito a um desejo concedido pela entidade. Tal poder chama a atenção de ambiciosos vilões com planos que vão desde a destruição do planeta até a dominação universal.

Dirigido por James Wong (Premonição 3), o filme mostra os perigos que Goku terá de enfrentar quando descobre que o alienígena Piccolo está disposto a reunir as esferas para se vingar da Terra. Para impedir isso, ele vai contar com a ajuda de Bulma (uma inteligente garota herdeira da tecnológica Corporação Cápsula), Yamcha (um ladrão que só pensa em se dar bem) e do Mestre Kame, conhecido do avô de Goku e que vai ensiná-lo a se aperfeiçoar nas lutas marciais.

Dragonball
Turminha do mal

A história é repleta de batalhas, sendo que nenhum chega a empolgar pelo uso excessivo de efeitos de computação gráfica de qualidade duvidosa. O roteiro foi baseado nos primeiros 16 volumes do mangá, mas a adaptação não pode ser considerada fiel por uma série de modificações que são vistas na telona.

A produção pecou na escolha do elenco, a começar pelo protagonista Goku, que foi interpretado pelo canadense Justin Chatwin (O invisível), ator de olhos azuis e que é bem diferente do personagem do mangá. São poucos os rostos orientais, como Joon Park (Speed Racer) e Yun-Fat Chow (O tigre e o dragão). Outro ponto que destoa é o fato de Goku ter 18 anos de idade durante a película, enquanto na trama original ele é uma criança travessa.

Dragonball
Bulma e Goku

Grande parte do teor da fantasia foi perdido na narrativa cinematográfica. O planeta originalmente criado por Toriyama é povoado por estranhas criaturas, dinossauros e conta com uma tecnologia futurista. Goku não possui um rabo de macaco, característica importante do personagem; Kuririn, melhor amigo do protagonista, simplesmente não aparece no filme. Outro lamentável ponto que diminuiu bastante o humor foi o fato do Mestre Kame do cinema não possui uma casca de tartaruga e não ser tarado como no mangá.

Dragonball
Mestre Kame

O resultado é uma experiência que pode resultar em frustração para quem leu Dragonball ou acompanhou a trama pela TV. Com o objetivo de abranger públicos maiores toda a violência foi reduzida para deixar espaço para lutas sem emoção. A dublagem nacional procurou recuperar algumas vozes do anime, mas a distância entre as duas produções ainda é grande. E apesar das linguagens serem distintas, filmes como Speed Racer ou o nipônico Casshern – Reencarnado do inferno, mostram que é possível criar boas adaptações de mangás/animês para o cinema sem perder a graça e originalidade que cativa tantos fãs.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblog

Dragonball Evolution (EUA / Hong Kong, 2009) Dirigido por James Wong. Com Justin Chatwin, Yun-Fat Chow, Emmy Rossum, James Marsters, Joon Park, Eriko Tamura...

Veja aqui o tailer do filme Dragonball legendado em português:


Daiblog

Você leu o texto e agora quer ver o filme de graça nos cinemas, certo? Então acesse as promoções do Daiblog e concorra a 5 cortesias duplas para conferir Dragonball na telona. Além dos ingressos você também concorre a brindes do filme!

Participe agora!

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.