#679-Código 46

A primeira imagem que se tem quando o assunto é ficção científica é quase sempre a mesma: naves espaciais, computadores moderníssimos e robôs inteligentes. O longa-metragem Código 46 pertence ao gênero e se passa em um futuro próximo, mas é uma realidade muito mais próxima e fácil de ser imaginada. Por exemplo, apesar dos avanços da tecnologia, as pessoas ainda usam carros e a maior diferença com o mundo atual é a forma de organização da sociedade (ou não).

No filme existe uma gigantesca divisão social. Enquanto a maioria vive em lugares que lembram paisagens terceiro-mundistas, privilegiados habitam grandes metrópoles. Apenas quem possui um passe que permite a viagem entre os países pode transitar e viver lá. O roteiro tem início quando William Geld (Tim Robbins, de A vida secreta das palavras) tem a missão de descobrir quem está revendendo passes ilegamente.

Código 46
João William e Maria
Graças a uma habilidade especial, William consegue interpretar e descobrir pontos da personalidade das pessoas apenas fazendo algumas perguntas. Durante as investigações ele conhece Maria Gonzales (Samantha Morton, de Amor obsessivo), funcionária que trabalha na empresa que emite os cobiçados documentos. Surge entre os dois uma forte atração.
Código 46
Uma realidade não muito difícil de crer
O título da produção é o nome de uma das regras impostas pela sociedade futurista. O código 46 não permite que pessoas se relacionem afetivamente caso possuam uma certa porcentagem de semelhança no material genético, ou seja, até mesmo o amor é controlado. E é isso mesmo que acontece com os protagonistas, que não conseguem controlar os sentimetos. Dirigido por Michael Winterbottom (9 canções), o filme é um belo exemplo da possibilidade de expansão do gênero ficção cientítica. Código 46 carrega drama e romance em um futuro muito bem pensado.
Código 46
Tim sd
Alguns cuidados na realidade criada chamam a atenção, como a língua falada pelos personagens. É um inglês que incorporou diversas expressões de outras línguas, como espanhol ou francês. Algo como se a globalização tivesse criado um dialeto comum entre as nações. Nesse universo (literalmente não muito distante), a trama se desenvolve de maneira envolvente e sensual. E é impossível não elogiar a bela trilha sonora criada por Stephen Hilton e David Holmes, que assinam as músicas como The Free Association. Muito bom como entretenimento e como estopim para uma reflexão a respeito do que pode um dia se tornar verdade. Lembra o excelente Gattaca – A experiência genética.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Code 46 (Reino Unido, 2003) Dirigido por Michael Winterbottom. Com Tim Robbins, Samantha Morton, Togo Igawa, Nabil Elouahabi, Sarah Backhouse, Jonathan Ibbotson, Om Puri, Emil Marwa, Bruno Lastra…
Veja aqui o trailer do filme Código 46:

Daiblog
Chico Anysio dubla novo filme da Disney.Pixar
O ator Chico Anysio dublará o personagem principal de “UP – Altas Aventuras” o novo longa da Disney/Pixar, que estréia em setembro no Brasil e será a primeira animação a abrir o Festival de Cannes, que começa no próximo dia 13/05.
Chico Anysio dubla Up Altas aventuras Daiblog
Chico Anysio nos estúdios de dublagem
“Up – Altas Aventuras” da Disney/Pixar é uma comédia de aventura sobre Carl Fredricksen (Voz de Anysio no Brasil) , um vendedor de balões de 78 anos que finalmente realiza o sonho de uma vida inteira partindo em uma grande aventura depois de prender milhares de balões à sua casa e voar para as florestas da América do Sul. Mas ele descobre – tarde demais – que seu pior pesadelo embarcou com ele na viagem: um menino de 8 anos, excessivamente otimista e explorador da natureza, chamado Russell.

Do diretor indicado ao prêmio da Academia®, Pete Docter (Monsters, S.A), “Up – Altas Aventuras” da Disney/Pixar convida você a embarcar em uma jornada hilariante em um mundo perdido, com a dupla mais improvável do planeta. “Up – Altas Aventuras” será apresentado em Disney Digital 3-D em cinemas selecionados.

Veja aqui o trailer do filme Up – Altas Aventuras legendado em português:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui