Super Hiper Mega Banner

#693-Trama internacional

Escolhido para abrir a 59ª edição do Festival de Berlim desse ano, Trama internacional chega aos cinemas em uma hora oportuna. Ainda que o assunto do momento não seja mais a crise mundial, o medo da recessão e questões econômicas de proporções globais passaram a ser um tema mais corriqueiro do que há alguns anos. Afinal nem todo mundo parava para pensar no poder que um grande banco possui - não apenas o poder financeiro, é óbvio. E é exatamente um banco que representa a maldade no roteiro de Eric Warren Singer.

Louis Salinger (Clive Owen, de Mandando bala e Filhos da esperança) é um agente da Interpol que tem como missão conseguir provas que o IBBC, um importante banco, possui interesses obscuros que estão diretamente relacionados com a situação atual de muitos países subdesenvolvidos. Ele contará com a ajuda de Eleanor Whitman (Naomi Watts, de King Kong, O despertar de uma paixão), uma assistente da promotoria de Manhattan. Porém desbancar uma organização cheia de poder e influência será uma tarefa complicada e também perigosa. Diversas pessoas que tentaram revelar a verdade morreram ou desapareceram sem deixar rastros.
Trama internacional
Em busca da verdade
É nesse clima de suspense e insegurança que o filme se desenvolve. A investigação é marcada por momentos de grande tensão e até mesmo paranóia, já que o inimigo é poderoso o bastante para eliminar pessoas com facilidade. O trailer de Trama internacional, contudo, transmite a idéia de uma produção repleta de ação, o que não é verdade. A história é um pouco burocrática, ao mostrar todo o processo de apuração dos investigadores e os passos que eles dão para conseguir novas pistas. Tal ritmo não impede o filme de ter sequências eletrizantes, como a sensacional cena do Museu Guggenheim.
Trama internacional
O manda-chuva do banco: Jonas Skarssen
Dirigido por Tom Tykwer (Corra, Lola, Corra e Perfume - A história de um assassino), Trama internacional foi filmado em diversos países, o que fez com que a mensagem sobre a globalização e o poder dos bancos em vários locais pudessem ficar ainda mais evidentes. Desde Istambul, na Turquia até Berlim, na Alemanha, os personagens tentam fazer conexões que provam os ideais daqueles que detém o dinheiro das pessoas. Funciona como thriller e faz pensar sobre a situação, embora a veracidade da história seja simplificada demais ao definir claramente quem são os mocinhos e quem são os vilões.
Trama internacional
Filme atual e interessante
Clive Owen (Fora de rumo) continua bom, embora sua interpretação não surpreenda quem assistiu seus trabalhos anteriores. E Naomi Watts não se destaca muito, em um papel quase secundário e dispensável que parece ter surgido mais para preencher a vaga da companhia do herói idealista. Também no elenco estão Armin Mueller-Stahl (Senhores do crime), Ulrich Thomsen (Duplicidade) e Brian F. O'Byrne (Antes que o diabo saiba que você está morto). Um filme interessante e atual. Vale o ingresso!
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

The International (EUA / Alemanha / Reino Unido, 2009) Dirigido por Tom Tykwer. Com Clive Owen, Naomi Watts, Armin Mueller-Stahl, Ulrich Thomsen, Brian F. O'Byrne, Michel Voletti, Patrick Baladi, Jay Villiers, Fabrice Scott, Haluk Bilginer...

Veja aqui o trailer do filme Trama internacional legendado em português:

Daiblog
O novo longa-metragem de Woody Allen “Tudo pode dar Certo” (Whatever Works, no original) estreia no Brasil em novembro, com distribuição da California Filmes. O filme é um dos destaques do Festival de Tribeca deste ano. Mais informações em breve aqui no Daiblog.
Tudo pode dar certo
Tudo pode dar certo

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.