#695-Transformers 2

Está em cartaz o aguardado Transformers: A vingança dos derrotados, que pode ser considerado uma das mais importantes estreias do ano. Pelo título é possível compreender como é o roteiro da continuação do filme de 2007, ou seja, os vilões que perderam a batalha anterior agora querem uma revanche. A simplicidade da história entra em contraste com o resto da superprodução: efeitos especiais moderníssimos pipocam na telona sem parar.

Novamente vemos o herói adolescente Sam (Shia Labeouf, de Santos e demônios, Paranóia e Controle absoluto), que, depois de salvar a raça humana, pretende entrar na faculdade e ter uma vida normal. Só que os Decepticons (robôs malvados) sabem que existe uma forma de conseguir uma fonte de energia que está presente na Terra. E por isso partem para o ataque com intenções destruidoras.

Transformers 2 A vinganca dos derrotados
Em nome da salvação do mundo

Por sorte os seres humanos contam com a ajuda dos Autobots (os robôs do bem), que firmaram um pacto de parceria com o planeta (representado pelos Estados Unidos da América, é óbvio). Mas isso não impede que os vilões causem estragos de proporções gigantescas. Destruição em massa é o que não falta. Com uma ação praticamente sem cortes, Tranformers 2 chega a cansar. Afinal são infinitas explosões durante as mais de duas horas de duração.

Transformers 2 A vinganca dos derrotados
Cabum!O filme pode ser dividido em duas partes. A primeira, bem sucedida, é repleta de humor e aventura. É quando é arquitetado o plano dos Decepticons e as coisas vão ficando progressivamente mais tensas. Depois a história se estica em um interminável trecho de investigações em busca de respostas até terminar com sequências de guerra, antecedidas por uma burocracia que deveria ter sido cortada. Tudo com muita ação e tecnologia a serviço de mutações mecânicas. Para quem não entendeu ainda, os Transformers se transformam em veículos e aparelhos eletrônicos, reconfigurando a aparência em alta velocidade.
Transformers: A Vingança dos Derrotados
Aviso: Mega Fox não é um dos TransformersSe o cuidado técnico impressiona logo no começo, perto do final tantos efeitos deixam de ser tão especiais e não surpreendem quem já viu praticamente tudo o que poderia ser feito. É como se o diretor Michael Bay (A ilha) não se preocupasse em mostrar todas as cartas logo para a platéia (e não se preocupou mesmo). Cheio de excessos, clichês e alguns momentos eletrizantes, Transformers: A vingança dos derrotados é o mais perfeito exemplo de filme pipoca. Merece ser visto especialmente no cinema, com o som e imagens caprichadas. Transformers 2 A vinganca dos derrotados
Megan FoxO elenco praticamente repete os mesmos atores, desta vez com um Josh Duhamel (de Turistas) mal aproveitado e John Turturro (de Faça a coisa certa). Das novas caras que apareceram se destaca Ramon Rodriguez (Força policial), como um nerd caricato. E é claro que é impossível deixar de citar a sex symbol Megan Fox, que repete a presença voluputosa reafirmando a combinação certeira que agrada a platéia masculina: carros e mulheres – mesmo se tratando de um filme baseado em brinquedos infantis.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblog

Transformers: Revenge of the Fallen (EUA, 2009) Dirigido por Michael Bay. Com Megan Fox, Shia LaBeouf, Isabel Lucas, Josh Duhamel, John Turturro, America Olivo, Rainn Wilson, Frank Welker, Tyrese Gibson, Mark Ryan, Ramon Rodriguez, Matthew Marsden…

Veja aqui o trailer de Transfomers 2 – A vingança dos derrotados legendado em português na TV Daiblog:

Daiblog

Leia aqui algumas curiosidades dos efeitos especiais do filme Tranformers: A vingança dos derrotados:

Fatos interessantes
* 14 robôs no primeiro filme, 46 robôs desta vez (somente da ILM)
* Se você tivesse todo o ouro garimpado na história da humanidade, você poderia somente construir um pouco mais da metade do Devastator.
* Optimus Prime terá o seu verdadeiro tamanho nas telas IMAX em muitas das cenas de luta na floresta.
* A velocidade da mão do Devastator é de 628 km por hora quando ele esmurra a pirâmide.
* A simulação da destruição da pirâmide foi 8 vezes maior do que a antiga simulação rígida recorde de todos os tempos da ILM.

Transformers 2 A vinganca dos derrotados

* Se todas as peças dos robôs fossem colocadas lado a lado, se estenderiam de um lado ao outro da Califórnia, cerca de 289 quilômetros.
* Se todas as peças do Devastator fossem empilhadas, teriam o tamanho de 58 prédios Empire State.
* Se todos os mapas de textura do filme fossem imprimidos em folhas 0,91 metro quadrado cobririam 13 campos de futebol americano.

Espaço em disco
* Transformers ocupou 20 Terabytes de espaço em disco. Transformers: A Vingança dos Derrotados ocupa 145 Terabytes. Sete vezes maior!
* 145 Terabytes ocupariam 35.000 DVDs. Colocados em uma pilha, sem as capas de proteção, eles atingiriam a altura de 44 metros.

Transformers 2 A vinganca dos derrotados

Tempos de renderização
*
Se você fizesse a renderização de um filme completo em um moderno computador doméstico, você teria que ter começado a renderizar há 16.000 anos (quando as pinturas pré-históricas nas cavernas de Lascaux estavam sendo feitas) para terminar em tempo para a estreia deste ano!
* Uma simples tomada do filme em IMAX (df250) teria levado quase três anos ininterruptos para ser renderizada em um computador doméstico de última geração.
* Tempo de renderização dos quadros em IMAX: pode chegar a 72 horas por quadro.
Os quadros IMAX levam 6 vezes mais tempo do que os anamórficos para serem renderizados .

Tempo em tela
*
O tempo dos efeitos feitos pela ILM na tela é de cerca de 51 minutos.

Transformers 2 A vinganca dos derrotados

Devastador
*
O Devastator tem a altura de um prédio de 10 andares.
* O Devastator tem 10 vezes mais o número de peças individuais encontradas em um carro comum.
* Colocadas lado a lado, as peças do Devastator chegariam a quase 22,5 km de comprimento.

Transformers 2 A vinganca dos derrotados

Totais do Devastador
* Número de partes geom: 52.632
* Número total de polígonos: 11.716.127
* Comprimento total de todas as partes: 22.278 metros
* Comprimento total de todas as partes: 22,27 quilômetros

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui