Super Hiper Mega Banner

#701-Rudo y Cursi

Como já foi dito anteriormente, o leitor Jonathas Soares esteve no Festival de Cinema de Edimburgo. Além de acompanhar os filmes que fizeram parte do evento, ele também fez videos exclusivos para a TV Daiblog e um texto sobre um dos destaques: Rudo y Cursi, longa-metragem inédito no Brasil. Leia abaixo:

Pode-se dizer que o festival de Edimburgo é dividido em duas partes: as matinês para quem nao trabalha durante o dia e as sessões noturnas, lotadas e cheias de glamour por muitas vezes contarem com a presença das estrelas dos filmes mostrados. Na lista desse ano, tivemos aparições de atrizes do calibre de Claine Danes de (A viagem, Tudo em família), Robin Wright Penn (de A lenda de Beowulf, Invasão de domicílio, A dama na água) e, claro, de Gael García Bernal (de “Sem notícias de Deus”) e Diego Luna (de Só Deus sabe e Dirty Dancing 2 – Noites de Havana). O novo filme deles, “Rudo y Cursi”, é um dos carros-chefes do festival desse ano. Dirigido por Carlos Cuarón (irmao do famoso diretor de “Filhos da esperança” e Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban), tenta repetir o estrondoso sucesso que “E sua mãe também” fez no circuito internacional em 2001.

Eu tive a sorte de comparecer a estreia do filme no Reino Unido, que aconteceu aqui no festival. Não só os dois atores já mencionados estavam lá, mas também Carlos y Alfonso Cuarón. Para os dois, “Rudo y Cursi” é um filme histórico, pois é, ao mesmo tempo, o primeiro de Carlos e a primeira produção da companhia “Cha cha cha” que Alfonso, Guillermo del Toro (de O labirinto do fauno) e Alejandro González Iñárritu (de Babel) montaram juntos. Cada membro dessa tríade alçou à fama sozinho merecidamente. Pegando carona no sucesso já conquistado por eles, surge agora esse novo nome: Carlos Cuarón. A conversa que os irmãos Cuarón, Diego Luna e Gael García Bernal tiveram com o público você vê com exclusividade na TV Daiblog.

Rudo y Cursi
Gael interpreta um homem que sonha em ser cantor

Vamos ao filme. Como diz a sinopse divulgada na última atualizacao, “Rudo y Cursi” é a história de dois irmãos, representados por Diego e Gael, que se transformam da noite para o dia em estrelas do futebol mexicano. Segundo o diretor, eles foram escolhidos para seus respectivos papéis justamente por serem o oposto do que estavam tentando retratar: Luna faz Rudo, que quer dizer “mal-educado” em espanhol, enquanto García Bernal fica com Cursi, cuja tradução é algo como “brega”.

Rudo y Cursi
Irmãos

No início do filme os personagens trabalham colhendo bananas nas lavouras do interior do México. O diretor faz questão de incluir uma fala explicando que aquelas bananas seriam exportadas. No entanto, quando questionado sobre as críticas que incluiu no filme, ele frisou que o seu objetivo não era dar opiniões sobre exportação, traficantes de drogas (um elemento do enredo) ou qualquer outro problema social mexicano. Disse que apenas quis mostrar fatos, e dizer “isso está acontecendo hoje no México”.

Rudo y Cursi
Música, futebol e amizade

O filme teve uma recepção morna no festival, consequência direta da história igualmente morna com que o público foi apresentado por Cuarón. É impossível não fazer uma comparação com o tom dos filmes dirigidos por Alfonso e o desse “Rudo y Cursi”. “E sua mãe também”, “Filhos da esperança” e até mesmo o eficiente “A princesinha” são todas produções que prendem a atenção do espectador logo nos primeiros minutos. Seguimos os personagens sem pestanejar, às vezes perdendo o fôlego, tamanho é o envolvimento emocional com o que estamos assistindo. O filme de Carlos, além de não surpreender ou arrebatar ninguém, nos lembra títulos que costumávamos ver em uma “sessão da tarde”. Falta a coragem de Alfonso para se arriscar, se atrever a mostrar algo novo. Ele disse em sua entrevista que queria filmar uma história sobre rivalidade entre irmãos, baseada na que existe na vida real entre ele e Alfonso. No entanto, para o público, não deve existir rivalidade alguma, pois está bem claro quem é o vencedor desse amigável “campeonato”.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblog
Texto: Jonathas Soares

Rudo y Cursi (México / EUA, 2008) Dirigido po Carlos Cuarón Com: Diego Luna, Gael Garcia Bernal, Guillermo Francella, Dolores Heredia, Adriana Paz, Jessica Mas, Salvador Zerboni, Tania Esmeralda Aguilar, Joaquín Cosio...

Veja aqui o trailer do filme Rudo y Cursi legendado em português. Exclusividade da TV Daiblog:




Daiblog

Confira agora uma entrevista exclusiva com o elenco e equipe do filme Rudo y Cursi. A filmagem foi gravada diretamente do Festival de Cinema de Edimburgo deste ano! A filmagem e tradução foi uma cortesia do Jonathas Soares.

E se você quiser ver mais vídeos exclusivos acesse o canal do Daiblog no Youtube: a TV Daiblog. Lá você poderá ver também os atores Gael Garcia Bernal e Diego Luna cantando para a platéia!

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.