Crítica do romance De repente, Califórnia

O longa-metragem De repente, Califórnia é o primeiro lançamento da distribuidora Filmes do Mix, que chega ao mercado brasileiro com a proposta de trazer para os cinemas as produções com a temática gay. O filme acompanha a história de Zach, um jovem que trabalha em uma lanchonete e tem uma família problemática.Apesar de trabalhar fritando hambúrguer, Zach possui um talento para as artes plásticos e vive desenhando e pintando paredes. Mas sua vida atual não permite que ele invista na carreira artística. Zach cuida do sobrinho Cody como se fosse um pai, já que sua irmã é imatura e não sabe lidar com as responsabilidades maternas.

O namoro com a namorada está por um fio por terminar e a vida do jovem toma novos rumos quando ele se reencontra com Shaun, um antigo amigo. Os dois ficam ainda mais amigos e a relação cresce em direção a um lado que Zach até então desconhecia. De repente, California é um filme sobre descobertas e valores familiares.
Infelizmente a carga dramática que poderia render bons momentos é disperdiçada. Ao invés disso o longa reserva espaço para cenas de surfistas, praias e um clima de férias entre uma cena ou outra. Os problemas que surgem são simples e as resoluções ainda mais fáceis. O resultado é tão água com açúcar e morno que mais parece um filme estrelado pela Mandy Moore (Um amor para recordar). Resta torcer para que a distribuidora lance filmes tão bons quanto os exibidos no Festival Mix Brasil, como os divertidos Hellbent e Party monster.
Shelter (EUA, 2007/II) Dirigido por Jonah Markowitz. Com Trevor Wright, Brad Rowe, Tina Holmes, Jackson Wurth, Katie Walder, Matt Bushell, Ross Thomas, Albert Reed…

Jonathas Soares no Festival de Cinema de Edimburgo:

Continuando a série de artigos aqui no Daiblog sobre o Festival de Cinema de Edimburgo, antes de falar sobre a noite de premiação, vamos a um balanço geral dos filmes de 2009. Conforme a lista publicada na semana passada, além de “Rudo y Cursi”, assisti aos seguintes títulos:

Humpday (algo como “Dia de Fornicação”): Este filme foi o vencedor de um dos principais prêmios do festival e, portanto, será abordado na próxima edição do “Daiblog de olho”. Já antecipo que foi um dos melhores a que assisti esse ano, incluindo aqueles vistos fora do festival.

Garapa: Estreia do documentário de José Padilha no Reino Unido, o filme foi mostrado para uma sala lotada, o que demonstra a crescente popularidade do cineasta também fora do Brasil. Tendo como temas a miséria e principalmente a fome resultante da mesma, Padilha nos mostra o cotidiano de cinco famílias nordestinas. “Garapa” é surpreendente em alguns quesitos, principalmente para quem conhece as suas outras obras (e quem não viu “Tropa de Elite”?). Um dos que chamam a atenção é a diferença de ritmo entre esse e filmes como “Estamira” e “Ônibus 174”; “Garapa” é significamente mais lento e contêm cenas que muitos críticos tachariam de supérfulas.
Garapa
A questão da fome é abordada no documentárioEle se concentra em documentar o dia-a-dia de seus “personagens”, sem retirar as incômodas partes onde nada acontece. No entanto, é importante notar que nunca nos entendiamos, e o diretor provavelmente previu isso na sala de edição, pois estamos horrorizados demais com o que já vimos. Pelo contrário, é justamente por termos vistos tais cenas que torna-se possível entender melhor as dimensões do que é viver de mãos dadas com a pobreza, dia após dia, hora após hora, se desesperando silenciosamente. Você vai achar difícil esquecer esse filme.
Cotação: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme Garapa:

1 COMENTÁRIO

  1. Eu realmente gostei do filme, é uma história que consegue contar uma bela história com realismo mágico corantes sociais pacíficas e pretensões ideológicas. Também me faz lembrar de várias propostas temática gay especialmente para serie looking sobre o tema da homossexualidade, mas numa perspectiva mais atual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

O longa-metragem De repente, Califórnia é o primeiro lançamento da distribuidora Filmes do Mix, que chega ao mercado brasileiro com a proposta de trazer para os cinemas as produções com a temática gay. O filme acompanha a história de Zach, um jovem que trabalha...Crítica do romance De repente, Califórnia