Não faltam clichês romanticos em A Proposta

Muitos imigrantes ilegais vivem nos Estados Unidos e essa situação geralmente é tratada no cinema de forma dramática. Porém em A proposta, o problema social serve de inspiração para uma comédia romântica nem um pouco original estrelada por Sandra Bullock (Premonições, Crash, no limite, A casa do lago) e Ryan Reynolds (X-Men Origens: Wolverine e Horror em Amityville).Margaret Tate (Bullock) trabalha em um cargo alto de uma editora. Sempre passou por cima dos funcionários com sua postura dominadora e autoritária. Mas ela recebeu a notícia que pode perder todo o status por não ter um visto permanente para viver na terra do Tio Sam. Para não ser deportada novamente para seu país de origem, o Canadá, a mulher inventa que está noiva do assistente Andrew Paxton (Reynolds).

A proposta para o rapaz é a seguinte: fingir que eles namoram há algum tempo e que vão se casar em breve. Desta forma, depois de casada, a chefe poderá morar e trabalhar de forma legal nos Estados Unidos. Andrew recusa, mas acaba por concordar depois de algumas chantagens. Depois a hierarquia entre os dois se inverte, visto que é Margaret que precisa de Andrew.
O roteiro foi escrito pelo estreante Pete Chiarelli, que parece ter aprendido bem como fazer uma comédia romântica repleta de clichês e situações que se repetem até a exaustão neste gênero. Mas o resultado não é ruim. As boas cenas de comédia ainda divertem, apesar de ser uma trama previsível. Dirigido por Anne Fletcher (de Vestida para casar), o filme traz também no elenco Mary Steenburgen (Surpresas do amor), Denis O’Hare (Quarentena, Duplicidade, A troca), Malin Akerman (Watchmen – O filme, Antes só do que mal casado).The Proposal (EUA, 2009) Dirigido por Anne Fletcher. Com Sandra Bullock, Ryan Reynolds, Mary Steenburgen, Craig T. Nelson, Betty White, Denis O’Hare, Oscar Nuñez, Malin Akerman…

Jonathas Soares no Festival de Cinema de Edimburgo

O colaborador Jonathas Soares continua comentando sobre os filmes que assistiu durante o festival deste ano. Confira! Não deixe de ver também o video no final, exclusivo da TV Daiblog!
The September Issue (provavelmente o filme aparecerá no Brasil como “A Edição de Setembro”): Documentário sobre os bastidores da revista Vogue e sua editora Anna Wintour, que dita a moda nos Estados Unidos. O notável sucesso de “O diabo veste Prada” em 2006 veio com a reputação de que a personagem de Meryl Streep, Miranda Priestly, era baseada em Wintour. Apesar de a autora do livro homônimo ter negado tal hipótese, há evidências contundentes que apontam para o contrário, como o fato de que ela trabalhou para Anna Wintour antes de se tornar escritora.

The September Issue
Cena do documentário

Uma das condições de Anna para fazer o documentário foi que não houvesse referência alguma ao filme com Streep, e acho que todos entendemos porque. Como indicado no título, o documentário mostra a evolução da edição de setembro, que sempre é a mais importante da Vogue, por ser a mais longa e conter as novas tendências para o ano todo. Depois de ver “The September Issue”, entendemos melhor como são as reuniões na revista, a pressão para atingir altos padrões e a relação de Wintour com Grace Coddington, diretora de criação e “quase rival”. Anna Wintour parece mais humana depois do filme, mas não muito mais, pois percebemos que se ela não fosse fria e não tivesse nervos de aço, nunca conseguiria lidar com o seu influente e estressante posto.
Cotação: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

O diretor compareceu à sessão, pois se tratava da estreia do filme no Reino Unido. Confira agora com exclusividade na TV Daiblog o vídeo que mostra a conversa dele com uma das organizadoras do festival. R.J.Cutler respondeu perguntas sobre Anna, Grace e Vogue.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Muitos imigrantes ilegais vivem nos Estados Unidos e essa situação geralmente é tratada no cinema de forma dramática. Porém em A proposta, o problema social serve de inspiração para uma comédia romântica nem um pouco original estrelada por Sandra Bullock (Premonições, Crash, no limite,...Não faltam clichês romanticos em A Proposta