#721-A onda

Querendo ou não a Alemanha ainda convive com os fantasmas do nazismo. O Holocausto é sempre lembrado nas aulas de história do mundo todo e também em filmes que mostram o que aconteceu naquele período. O longa-metragem A onda mostra que fenômenos como a ascenção de Hitler não representam uma coisa tão absurda e difícil de acontecer. Ainda mais quando se considera que o roteiro da produção ter sido baseado em uma experiência real.

Tudo tem início quando o professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel, de Adeus, Lênin) é escolhido para dar um curso sobre autocracia durante um curso de verão. Ele opta por uma didática diferente: mostrar como seria a vida sob um regime ditatorial. O curso tem a duração de apenas uma semana, mas este é o tempo necessário para que aconteça uma modificação na mente e no comportamento dos adolescentes.

A onda
O professor Rainer Wenger

O que era para ser um experimento na aula logo cresce e transforma a rotina dos estudantes, que criam uma espécie de comunidade chamada A onda. Enquanto alguns alunos percebem que existe algo de errado e que as coisas estão fugindo do controle, a grande maioria enxerga a experiência com bons olhos. E é mostrado na telona como a semente do fascismo cresce rapidamente.

A onda
Violência nas ruas

O ponto forte de A onda é justamente a trama envolvente. Acompanhamos a vida de alguns jovens da escola e como a personalidade deles pode ser influenciada por um grupo que garante o acolhimento e integração social – coisas que são prioridades na adolescência. Merece ser visto e depois debatido. Quem quiser conferir mais sobre a experiência real que deu origem ao filme não pode perder a atualização de amanhã do Daiblog!
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Die Welle (Alemanha, 2008) Dirigido por: Dennis Gansel. Com Jürgen Vogel, Frederick Lau, Max Riemelt, Jennifer Ulrich, Christiane Paul, Jacob Matschenz, Cristina do Rego, Elyas M’Barek, Maximilian Vollmar, Dennis Gansel…

Veja aqui na TV Daiblog o trailer legendado em português do filme A onda:

DaiblogIndicado ao Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro em 2008 chega às locadoras brasileiras A Paramount Home Entertainment apresenta o DVD KATYN (Katyn) que retrata o massacre de milhares de oficiais ocorrido na floresta da cidade de Katyn, em 1940. O premiado diretor polonês Andrzej Wajda (de “Kanal, Cinzas e Diamantes”, “Terra Prometida”, “O Homem de Mármore” e outros) descreve o famoso e triste episódio da história de seu país para o mundo com uma “brilhante recriação” (revista VEJA, 8 de abril).

No início da Segunda Guerra Mundial, o exército polonês é aprisionado pelos russos, por ordem dos nazistas. Os oficiais são capturados pelos soviéticos e mantidos do lado oriental do país em um campo de prisioneiros e ficam lá aguardando poder retornar às suas famílias. A cidade de Cracóvia que é dominada pelos alemães, recebe a notícia de que os oficiais são executados pelos soviéticos. Katyn
KatynA partir daí o poder comunista tenta forçar os poloneses a esquecer esta história e acreditar que os responsáveis foram os soviéticos, mas na realidade o crime tem outra autoria. O DVD KATYN é, sobretudo, revelador onde um dos mais conceituados diretores de cinema, leva à tona uma história real e polícia de seu país. O cineasta Andrzej Wajda é filho do capitão de infantaria, Jakub Wajda que morreu no massacre de Katyn. Katyn
O filme concorreu ao Oscar em 2008Sinopse:
No início da Segunda Guerra Mundial, o exército polonês é aprisionado pelos russos, por ordem dos nazistas. Esta é a his­tória dos oficiais poloneses assassinados na Floresta Katyn, e de como o poder comunista tentou forçar suas mulheres e famílias a esquecê-los. O que seria dessas mulheres, que esperavam por seus entes queridos, quando a Polônia foi escravizada pela Rússia? Será que pátria e liberdade ainda teriam o mesmo significado para os que aceitaram o novo sistema?

Veja aqui o trailer do filme Katyn legendado em português:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui