#762-Julie e Julia

Julie e Julia é o novo filme de Nora Ephron, diretora que ficou conhecida por assinar comédias românticas de sucesso nos anos 90 como Mensagem para você e Sintonia de amor. O trabalho, diferente do que pode imaginar, não é romance, mas uma deliciosa comédia dramática que conta duas histórias diferentes e, ao mesmo tempo, próximas. O roteiro foi inspirado na vida real de duas mulheres que vivem em períodos distintos: Julia Child e Julie Powell.

Além da semelhança dos nomes, um outro fator aproxima a realidade de ambas: a gastronomia. A primeira, interpretada por Meryl Streep (O diabo veste Prada, O suspeito) ficou famosa nos Estados Unidos por ter lançado um livro revolucionário que ensinava donas de casa a preparar receitas da culinária francesa. Já Julie (vivida por Amy Adams, de Encantada e Uma noite no museu 2) é uma jovem que criou um blog sobre as receitas de Julie.
Julie e Julia
Cozinhas e casamentosAs tramas aparecem intercaladas no longa-metragem, que ora se passa em Nova Iorque, ora na França. Nas duas é possível perceber que o ato de cozinhar é mais do que uma obrigação. Serviu como um forma de se libertar de um presente sem graça para criar um futuro brilhante. Tanto Julie (que tinha tudo para ser apenas uma dona de casa sem muitos talentos) quanto Julia (que trabalhava em um deprimente serviço de atendimento às vítimas dos atentados de 11 de setembro) estavam insatisfeitas e encontraram uma saída dentro da cozinha.

Julie e Julia
O dilema da lagostaÉ um bom filme, que também fala de relacionamentos e serve como um incentivo para os blogueiros. Como se pode imaginar, Julie e Julia te faz sair do cinema com a barriga roncando de fome. Uma boa pedida é assistir ao filme e depois correr para um restaurante. Também fazem parte do elenco Stanley Tucci (O Corajoso Ratinho Despereaux, Space Chimps – Micos no Espaço), Chris Messina (Vicky Cristina Barcelona, O Melhor Amigo da Noiva) e Linda Emond (Água negra).
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblog

Julie & Julia (EUA, 2009) Dirigido por Nora Ephron. Com Meryl Streep, Amy Adams, Stanley Tucci, Chris Messina, Linda Emond, Helen Carey, Mary Lynn Rajskub, Jane Lynch, Joan Juliet Buck, Crystal Noelle, George Bartenieff, Vanessa Ferlito, Casey Wilson…

Veja aqui o trailer do filme Julie & Julia legendado em português:

DaiblogSamba de Uma Nova Gente: a opéra-rock brasileira O cinema brasileiro a cada ano mostra sua vitalidade e criatividade. Um jovem escritor acaba de divulgar no 42º Festival de Cinema de Brasília um trabalho voltado à ópera-rock, um estilo ainda pouco conhecido do grande público. A proposta inicial partiu do escritor e compositor Chico Santa Rosa, que idealizou um longa-metragem chamado Samba de Uma Nova Gente, a ópera-samba-rock brasileira.

O filme dialoga com o universo da cultura pop underground: a do rock alternativo, da filmografia transgressora, da poesia marginal. Além disso, as músicas transitam entre o rock alternativo e a MPB. Os atores, contudo, não cantam suas falas. Não é, portanto, um musical tradicional, e sim uma união entre a narrativa tradicional dos longas-metragens de ficção (com ações e diálogos) e a linguagem dos videoclipes musicais.
Samba de uma nova genteO roteiro conta a estória de um sujeito de classe média, advogado e roqueiro amador, que se decepciona com a sua vida no Brasil e busca um novo espaço para si ao tentar viver fora do país. As músicas narram essa mudança interior e exterior do personagem, à medida que ele começa a se entender como mais um dos milhões de brasileiros que tentam encontrar o seu espaço como “cidadão do mundo”.

Chico Santa Rosa explica que “a idéia é fazer uma produção ‘casada’ das músicas e da filmagem do longa-metragem, e não apenas um trabalho secundário ao outro”. E acrescenta: “A temática do filme é a brasilidade do início do século XXI, o que significa ser brasileiro nesse período”.
Com o roteiro e as músicas prontas, o autor partiu para o maior festival do cinema brasileiro para mostrar aos diretores, produtores, músicos e cinéfilos sua proposta, buscando começar a reunir as pessoas necessárias para um projeto tão ousado.

As músicas, em uma versão ainda preliminar, estão disponíveis no site do trabalho, http://www.sambanovagente.com/ . O roteiro também está lá e pode ser lido na íntegra. Se tudo der certo, o Brasil poderá ter em breve sua ópera-samba-rock, a refletir sobre a condição do brasileiro em busca de seu lugar no mundo.

1 COMENTÁRIO

  1. Um filme charmoso, agradável e interessante sobretudo por ser baseado em fatos reais. Meryl Streep como sempre perfeita, mas não achei que esse filme exigisse tanto dela não, mas o filme é legal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui