#763-Substitutos

por Pedro Bueno*

Substitutos (Surrogates, no original) foi dirigido por Jonathan Mostow e escrito por Michael Ferris e John D. Bancatto, mesmo trio de Exterminador do Futuro 3, considerado o pior da franquia. O filme se passa no futuro, onde os humanos vivem isolados em suas casas e interagem através dos “substitutos” – robôs que são controlados pelos humanos a distância, como se fosse um Second Life da vida real. Nesse mundo você pode ser quem você quiser. Um exemplo: uma mulher jovem, loira e bonita é na verdade um velho gordo.

Na trama do filme, duas pessoas morrem enquanto estavam conectadas aos seus substitutos, e cabe ao policial interpretado por Bruce Willis (A estranha perfeita) desvendar o crime. Mas o que poderia ser uma crítica relevante ao isolamento do ser humano no mundo virtual acaba apenas raspando na temática. Se torna mais um filme de ação sem cérebro, com direito a Bruce Willis loiro e de franja. Mas essa não era a proposta do filme, então podemos perdoar.

Substitutos
É impossível não ter medo da franja de Bruce Willis
As semelhanças com o supracitado Exterminador do Futuro não são poucas. Em determinada cena, o substituto de Willis corre pela cidade perseguindo um suspeito, e no caminho vai perdendo o braço e fica com seu esqueleto robótico exposto. Quando finalmente é abatido eu fiquei esperando ele dizer “I’ll be back”, ou então o Arnold Schwarzenegger aparecer com óculos escuros e casaco de couro.

Substitutos
Trama futurista
Substitutos é um bom filme de ação, com um final surpreendente e corajoso. Talvez não valha a pena assistir no cinema. É melhor esperar sair na locadora e assistir em casa com um pote de pipoca. Não vai mudar a sua vida, mas vai te divertir por 88 minutos. Também no elenco está Radha Mitchell (Terror em Silent Hill e Visitors).
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblog

Surrogates (EUA, 2009) Dirigido por Jonathan Mostow. com Bruce Willis, Radha Mitchell, Rosamund Pike, Ving Rhames, James Cromwell, Boris Kodjoe e Michael Cudlitz…

Veja aqui o trailer do filme Substitutos legendado em português:

Daiblog

*A partir de hoje você encontrará aqui no Daiblog textos assinados por Pedro Bueno. Ele irá colaborar com críticas de alguns filmes selecionados. Pedro cursa cinema na PUC-Rio e é carioca (metade português). É fã de Watchmen, Star Wars e Senhor dos Anéis. Gosta dos trabalhos de Tim Burton, Guillermo Del Toro, Quentin Tarantino e Zack Snyder. Adora pizza e seu sonho é fazer um filme pornô de sucesso.
Os textos serão identificados para você saber quem está escrevendo. Para saber mais sobre a equipe do Daiblog, consulte a seção sobre, que foi recentemente atualizada!

6 COMENTÁRIOS

  1. Concordo com o Pedro Bueno, filme pra ver em casa, com pipoca, hot dog e qtais. Bruce Willis de franja loira, depois de "Sexto sentido" e o " O quinto elemento"?????. A mensagem é razoávelmente bem colocada.

  2. Assisti o filme e achei bem interessante. Não acho q vale a pena viver uma vida através de um substituto…
    Agora sobre o penteado do Bruce Willis… Ficou horrível!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui