#768-Avatar

James Cameron é sinônimo de superproduções de qualidade. O diretor é conhecido pelos trabalhos com orçamentos astronômicos que entraram para a história pela grande quantidade de efeitos especiais, como Titanic. Avatar é a nova ficção científica do cineasta. Uma obra aguardada que se passa no futuro quando uma nave especial pousa em um planeta chamado Pandora.

O local é parecido como uma imensa floresta amazônica, só que ainda mais exótica por ser alienígena. Apesar de ser um lugar praticamente selvagem existem bases humanas instaladas na superfície. O objetivo dos seres humanos ali presentes não é algo muito difícil de se imaginar: extrair um precioso mineral que encontra-se abaixo de uma gigantesca árvore. O grande problema é que Pandora é habitada por uma série de criaturas, muitas delas perigosas.

Avatar
Vidas e realidades duplas
E no lugar onde está o minério valioso vive a civilização Na’vi, formada por seres humanóides azuis que coexistem em harmonia com a natureza. Jake Sully (Sam Worthington, de Morte súbita) é um militar paralítico que possui a missão de estudar a cultura dos Na’vi e tentar um acordo para que o povo saia pacificamente com local onde está o mineral. Para isso ele usa um avatar, ou seja, um corpo de um Na’vi que é controlado pelo seu cérebro. É o mesmo princípio dos robôs do filme Substitutos.
Avatar
Uma Na’vi em um animal selvagem
Avatar é um filme admirável. O fato de ser 3D acrescenta – e muito – a imersão na realidade que aparece na telona. Depois das mais de duas horas e meia de projeção, fica a certeza de uma viagem fantástica. Não é preciso falar dos efeitos computadorizados ou da qualidade das imagens. É tudo muito bem feito e de encher os olhos. E um detalhe interessante é que a cópia em terceira dimensão está legendada, uma novidade por aqui. E a legenda no filme 3D também sai para fora da tela, sendo que ela ocupa espaços diferentes de acordo com a cena, para não sobrepor algum personagem ou objeto.
Avatar
Michelle Rodriguez, feminina como sempre, integra o elenco
Um dos problemas, entretanto, é o roteiro. Ele possui alguns momentos memoráveis como toda a espiritualidade do povo Na’vi, mas a história pode ser resumida como uma espécia de Pocahontas intergalática. Quem assistiu O novo mundo, por exemplo, vai encontrar muitas semelhanças na trama do civilizado que encontra-se com o selvagem. Mas isso não tira os méritos técnicos do longa e nem a recomendação de assistí-lo.
Estão no elenco Zoe Saldana (Star trek), Stephen Lang (Inimigos públicos), Giovanni Ribisi (A estranha perfeita, Quem é morto sempre aparece), CCH Pounder (A órfã), Wes Studi (Animal) e Michelle Rodriguez (Velozes e furiosos 4, LOST – 2ª temporada). Sigourney Weaver (Heróis imaginários) participa como uma cientista. E ver a eterna Ripley em um filme futurista faz qualquer fã da saga Alien pensar em como seria bom para a série ter um filme em 3D.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Avatar (EUA, 2009) Dirigido por James Cameron. Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Michelle Rodriguez, Giovanni Ribisi, Joel Moore, CCH Pounder, Wes Studi, Laz Alonso…

Daiblog Quer ver o filme Avatar?

Leia também: os três textos do Daiblog Especial – Avatar!

DaiblogDaiblog Especial – Avatar 3
DaiblogDaiblog Especial – Avatar 2
DaiblogDaiblog Especial – Avatar 1

Veja aqui o trailer do filme Avatar legendado em português:

AVATAR – TRAILER OFICIAL HD – LEGENDADO BY KABLAM from Kablam Trailers on Vimeo.

3 COMENTÁRIOS

  1. Pra mim esse filme marcou a história do cinema sendo uma grande evolução, sem falar que é muito bom, fiquei fascinado! Só me arrependo de não ter assistido em 3D, que ao contrário da maioria dos filmes que saem hoje, esse valia à pena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui