Cinema Especial – Avatar 1

AVATAR nos conduz por um mundo espetacular além da imaginação, onde um herói relutante vindo da Terra embarca numa aventura épica, e acaba lutando para salvar o mundo extraterrestre que aprendeu a chamar de lar. O filme foi idealizado 15 anos atrás pelo diretor de “Titanic”, o vencedor do Oscar James Cameron, quando ainda não existiam os meios para tornar suas ideias realidade. Agora, após quatro anos em produção, AVATAR, um filme de ação ao vivo com uma nova geração de efeitos especiais, nos proporciona uma experiência inovadora de imersão no cinema, em que a tecnologia revolucionária que foi inventada para realizar o filme desaparece na emoção dos personagens e no arrebatamento da história.

Adentramos o mundo alienígena através dos olhos de Jake Sully, um ex-fuzileiro naval confinado a uma cadeira de rodas. Apesar do que aconteceu ao seu corpo, Jake continua se sentindo um guerreiro e viaja anos-luz à estação que os humanos instalaram em Pandora, onde a humanidade quer explorar o minério raro unobtanium, que pode ser a chave para solucionar a crise energética da Terra. Como a atmosfera de Pandora é tóxica, foi criado o Programa Avatar, em que “condutores” humanos têm sua consciência ligada a um avatar, um corpo biológico controlado à distância capaz de sobreviver nesse ar letal. Os avatares são híbridos geneticamente produzidos de DNA humano e DNA dos nativos de Pandora, os Na’vi.

Avatar
Renascido em sua forma avatar, Jake consegue voltar a andar. Ele recebe a missão de se infiltrar entre os Na’vi, que se tornaram um obstáculo à extração do precioso minério. Ocorre que uma bela Na’vi, Neytiri, salva a vida de Jake, o que muda tudo. Jake é acolhido pelo clã de Neytiri, e aprende a ser um deles depois de passar por vários testes e aventuras. O relacionamento de Jake com sua hesitante instrutora Neytiri se aprofunda, e ele passa a respeitar o jeito de viver dos Na’vi, e por fim passa a ocupar seu lugar no meio deles.

Logo ele enfrentará a maior de suas provações, ao comandar um conflito épico que decidirá nada menos que o destino de um mundo inteiro.

O COMEÇO
“AVATAR foi o filme mais desafiador que já fiz”, afirma o roteirista e diretor James Cameron. E é uma declaração de peso, levando-se em conta o renome internacional de Cameron como um dos maiores cineastas: seus inovadores filmes “Titanic”, “O Exterminador do Futuro”, “O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final”, “Alien – O Oitavo Passageiro”, “True Lies” e “O Segredo do Abismo” mesclaram espetáculo, narrativas e personagens envolventes, e expertise técnica a serviço da história e da emoção.

Avatar
O personagem central de AVATAR, Jake Sully (Sam Worthington), é um homem comum com o qual todos podem se identificar e que, inesperadamente, torna-se um herói, após os acontecimentos convergirem para um conflito de civilizações – entre as empresas da Terra que pretendem “desenvolver” Pandora, e os nativos Na’vi. Jake é um ex-fuzileiro naval que coloca a honra e o dever acima de tudo, mas que acabará por ter de optar entre a honra pessoal, em defesa do que é certo, e seu suposto dever para com aqueles que o designaram para a missão.

“Eu quis criar um tipo de aventura com a qual todos estivessem familiarizados, num mundo nada familiar, com a clássica trama do forasteiro que encontra uma cultura e um lugar diferentes num planeta alienígena”, destaca Cameron. Ele explica: “É uma história clássica, porém com várias reviravoltas para surpreender o público. Sonhei criar um filme assim, ambientado num outro mundo, repleto de perigos e beleza, desde que era um menino que lia revistinhas de ficção científica e quadrinhos sem parar, e desenhava monstros e extraterrestres na aula de matemática, com o papel escondido atrás de um livro. Com AVATAR, esse dia chegou”.

Avatar
ONDE E QUANDO
AVATAR se passa em Pandora, uma lua com ambiente semelhante ao da Terra, que orbita ao redor de um gigante gasoso chamado Polyphemus, no sistema estelar Alpha Centauri-A. Localizada a 4,4 anos-luz da Terra, Alpha Centauri é o nosso vizinho mais próximo, e quando se descobre que Pandora é rica em um mineral raro chamado unobtainium a raça humana resolve explorar os recursos desse novo mundo. O unobtainium não existe em nosso sistema solar, no entanto é a chave para solucionar a crise energética na Terra no século XXII, portanto a Administração de Desenvolvimento de Recursos (RDA, na sigla em inglês) investe bilhões de dólares para explorá-lo nesse mundo distante.

Nossa história acontece no ano de 2154, trinta anos depois de uma colônia de mineração ser instalada em Pandora. A invasão do território dos nativos Na’vi pelas atividades dos humanos gera uma tensão crescente entre as duas espécies, e está prestes a causar uma guerra.

Avatar
Por um golpe do destino, a morte de seu irmão gêmeo, Jake Sully é lançado no meio dessa situação. Ele é enviado a Pandora para ser o mais novo “condutor” do Programa Avatar, uma tentativa de cientistas humanos de criar um “elo de confiança” com os Na’vi, valendo-se de corpos avatares geneticamente criados para circularem entre os alienígenas gigantes com uma forma familiar. Mas Jake é cooptado pelo coronel Miles Quaritch, chefe de segurança da colônia humana, para se infiltrar no clã de Neytiri e aprender como controlá-los ou derrotá-los. Quaritch é o líder da Secops, força de segurança particular que defende o Portão do Inferno contra os ferozes predadores de Pandora, e dos igualmente ferozes Na’vi. Trata-se de um exército mercenário bem armado, dotado de aeronaves com rotores que inclinam, equipadas com armamentos pesados e os trajes AMP — imensos exoesqueletos para usar em combate.
Avatar
Jake é o “homem errado” a ser designado para essa posição. Quando ele se vê dividido entre os Na’vi e as forças da RDA, que estão determinadas a destruir o lar ancestral de 10 mil anos dos Na’vi, Jake parte para a ação. E a coisa pega fogo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui