#773-Sherlock Holmes

por Pedro Bueno

Para ser direto, Sherlock Holmes foi uma surpresa agradável. Guy Ritchie saiu de seu ambiente familiar e se arriscou em novas águas. Geralmente acostumado com filmes de bandidos e trapaças, aqui ele se arrisca em um estilo e ambientação diferentes. Saem as cidades modernas e entra a Londres vitoriana.

Na trama, Sherlock Holmes (Robert Downey Jr., de Homem de ferro, Zodíaco e O homem duplo) e seu parceiro de longa data, o médico Dr. Watson (Jude Law, de Um beijo roubado, O amor não tira férias, Invasão de domicílio, Desventuras em série, Um jogo de vida ou morte) prendem Lorde Blackwood (Mark Strong, de Missão Babilônia e Oliver Twist), no meio de um ritual de magia de negra.

Sherlock Holmes
Inseparáveis parceiros

Ele é então mandado pra forca e é executado. Alguns dias depois o túmulo dele aparece violado e o coveiro diz que o viu se levantar do túmulo. Sherlock então começa a investigar o mistério da ressureição de Lorde Blackwood e se depara com uma trama maligna e sobrenatural.
Um dos maiores pontos positivos do fillme é que ele não trata o espectador como burro. Ele não se preocupa em entregar o história mastigadinha para o público. A parte técnica do filme é impecável. A fotografia, em alguns momentos, lembra os filmes de Tim Burton, com uma ausência quase absoluta de cores em algumas cenas. Os efeitos especiais em alguns momentos incomodam, onde fica óbvio o uso de chroma key, mas a história te prende tanto que nem da pra perceber.

Sherlock Holmes
A bela Irene – o ponto fraco de Holmes

As atuações são um grande destaque. O Sherlock Holmes de Downey Jr. é engraçado e inteligente, o Dr. Watson de Jude Law é mais do que o sidekick (o parceiro do herói) que estamos acostumados a ver. Já Mark Strong atua no automático, fazendo de seu Lorde Blackwood vilão maquiavélico padrão dos filme do gênero.

Eu recomendo esse filme para todos: os que conhecem e não conhecem a mitologia dos livros de Sir Arthur Conan Doyle. Guy Ritchie se mantem fiel aos livros, mas ao mesmo tempo inova uma história considerada velha por muitos. O diretor tambem impõe maneirismos modernos, como as lutas em câmera lenta, que entrou em moda depois de 300. Mas ele não abusa do efeito e o contexto em que é usado se funde de maneira orgânica com a trama, sem parecer gratuito. Fico feliz de ver esse novo Guy Ritchie e aguardo ansiosamente a continuação.

Sherlock Holmes
Vilão misterioso Também estão no elenco Rachel McAdams (Vôo noturno, Meninas malvadas), Eddie Marsan (O ilusionista, Missão impossível 3, O novo mundo) e Kelly Reilly (Sem saída, Bonecas russas, Orguho e preconceito).
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Sherlock Holmes (EUA, 2009) Dirigido por Guy Ritchie. Com Robert Downey Jr., Jude Law, Rachel McAdams, Mark Strong, Eddie Marsan, Robert Maillet, Geraldine James, Kelly Reilly, William Houston, Hans Matheson, James Fox…

Daiblog Quer ver o filme Sherlock Holmes?

Veja aqui o trailer do filme Sherlock Holmes legendado em português:

2 COMENTÁRIOS

  1. Assiti no sábado esse filme. Li uns 2 livros do Sherlock Holmes, mas que já ma permitem fazer uma observação sobre esse filme: no filme, Holmes é muito mais "ativo", e no livro ele é muito mais teórico, tem uma certa ação no livro que eu li, mas não da forma que tem no filme. Talvez se o filme fosse fiel ao livro, seria um tanto quanto monôtono, mas de qualquer forma é um bom filme e da a entender que terá continuação.

  2. Havia assistido esse filme no cinema e confesso, por algum motivo eu não tinha gostado tanto, mas resolvi assistir novamente em casa e entendi o filme e sua proposta, aliás, muito bem feito e com um Robert Downey Jr. espetacular em ação. Um grande filme!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui