#778-A partida

Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, A partida é um daqueles filmes para se ver e se emocionar. Para o público ocidental a história é ainda mais interessante por apresentar tradições e costumes japoneses que poucas pessoas conhecem. E como se não bastasse a sensibilidade que o cinema nipônico possui, o longa conta ainda a trilha sonora do talentosíssimo Joe Hisaishi (A viagem de Chihiro, O castelo animado).

Dirigido por Yôjirô Takita (de Himitsu, drama que foi refilmado como O segredo), o A partida mostra a vida de Daigo Kobayashi (Masahiro Motoki), um instrumentista que deixa o violoncelo de lado depois que a orquestra na qual tocava foi desfeita. Sem emprego, ele sai da cidade grande e viaja com a esposa Mika (Ryoko Hirosue, de Goemon, Wasabi) para o interior.

A partida
O protagonista Daigo

Lá eles passam a viver na casa que a mãe de Daigo deixou de herança. Daigo convive com as lembranças do passado e se emprega em uma espécie de agência funerária, onde aprende a preparar os corpos que serão velados. A função pode ser considerada mórbida e mal vista, mas a cerimônia consiste em um ritual belíssimo feito com muito respeito, discrição e afeto.

A partida
Cerimônia

Não é necessário dizer que A partida é um filme que consegue arrancar lágrimas, mas é importante comentar que não trata-se de uma produção depressiva. A ideia da morte pode ser vista como um momento de separação e perda, mas a trama consegue emocionar não pela tristeza, mas pelo descobrimento do sentido da vida – encontrado aqui através do oposto, que é a morte. Sensível, com belas imagens, senso de humor e canções maravilhosas (vale a pena reprisar esse elogio).
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Okuribito (Japão, 2008) Dirigido por Yôjirô Takita. Com Masahiro Motoki, Tsutomu Yamazaki, Ryoko Hirosue, Kazuko Yoshiyuki, Kimiko Yo, Takashi Sasano, Tetta Sugimoto, Tôru Minegishi, Tatsuo Yamada, Yukari Tachibana, Tarô Ishida…

Daiblog Quer ver o filme A partida?

Veja aqui o trailer do filme A partida legendado em português:

2 COMENTÁRIOS

  1. Ele ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro. Os atores do filme, subiram no palco junto com o diretor para receber o prêmio.
    Parece ser bom. Estou curiosa pra ver!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui