Super Hiper Mega Banner

#779-Invictus

Sexta-feira agora estreia nos cinemas o novo filme dirigido por Clint Eastwood: Invictus. Trata-se de um drama histórico que fala do governo do presidente sul-africano Nelson Mandela (interpretado por Morgan Freeman, de O procurado, O cavaleiro das trevas, Batman Begins e Cão de briga). Porém quem pensa que é uma produção focada apenas na política vai se surpreender.

O roteiro mostra a situação que a África do Sul se encontrava assim que Mandela deixou a prisão até o momento dele ser eleito. Na época o país vivia o apartheid, onde a população negra não possuia uma série de direitos. Existia uma clara divisão racial na sociedade, algo difícil de ser combatido. Só que o foco da história - apesar de ser sobre os ideais de Mandela - vai para o esporte - o rugby, para ser mais exato.

Invictus
Mandela

A África do Sul sediou a Copa do Mundo de Rugby em 1995 apesar time nacional colecionar derrotas. Mesmo assim o presidente acreditava na vitória e tinha contato direto com os jogadores, em especial com o capitão Francois Pienaar (Matt Damon, de O desinformante). A estatégia de Mandela em incentivar a competição podia parecer estranha para alguns, mas ele percebeu que, nas arquibancadas de um estádio, todos eram iguais independente da cor.

Invictus
Motivação para vencer

O time de rugby era venerado pelos brancos, mas o presidente conseguiu usar o esporte como forma de união e igualdade entre os sul-africanos. Invictus é um filme bastante motivacional, que comprova que milagres podem acontecer e que é possível mudar coisas e comportamentos que antes pareciam ser eternos. A longa duração (praticamente duas horas) compromete um pouco quem espera uma trama com mais ação, mas os minutos são preenchidos com um retrato extremamente positivo do político - algo semelhante que pode ser visto também em Lula - O filho do Brasil.

Invictus
Esporte como integração

Outro ponto interessante (principalmente para os brasileiros) é o fato de ser mostrado uma prática esportiva não muito conhecida em terras tupiniquins. Naturalmente quem rouba a cena é o protagonista, que ficou mesmo parecido fisicamente com o Mandela. O elenco (que conta com atores sul-africanos) é completado por Tony Kgoroge (O senhor das armas) e Matt Stern (Distrito 9). Eastwood mostra que continua em forma. Depois de dirigir A troca e Gran Torino, ele prova que é especialista em dramas. E mesmo que Invictus não seja o mais forte de sua carreira, é melhor do que a grande maioria de películas que passam no cinema.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Invictus (EUA, 2009) Dirigido por Clint Eastwood, Com Morgan Freeman, Matt Damon, Tony Kgoroge, Patrick Mofokeng, Matt Stern, Julian Lewis Jones, Adjoa Andoh, Marguerite Wheatley, Leleti Khumalo, Patrick Lyster, Penny Downie, Sibongile Nojila, Bonnie Henna, Shakes Myeko e Louis Minaar

Veja aqui o trailer do filme Invictus legendado em português:

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.