#780-Nine

Nine pode ser considerado um frankenstein cinematográfico. A comparação com o conhecido personagem de Mary Shelley se da pelo elenco que foi reunido. É uma verdadeira mistura de todos os artistas badalados no momento. Não são apenas celebridades conhecidas, mas atores que também foram premiados. E o que se pode esperar destes grandes nomes? Apenas mais um musical, nada além disso.

Dirigido por Rob Marshall (de Chicaco e Memórias de uma gueixa), o longa-metragem é baseado no musical Nine, da Broadway. O musical, por sua vez, foi inspirado em 8½, de Federico Fellini. A trama é ambientada na charmosa cidade de Roma e o protagonista é Guido Contini (Daniel Day-Lewis, de O mundo de Jack e Rose), um diretor de cinema que não possui nenhuma ideia para seu novo filme.

Nine
Lala lala la…

Guido é pressionado pelo produtor e pela imprensa, que está curiosa para saber qual será seu novo trabalho. Preocupado, ele buscará inspiração nas próprias experiências e nas mulheres de sua vida. E cada uma canta pelo menos uma canção. São elas: a mãe (Sophia Loren), a esposa Luisa (Marion Cotillard, de Inimigos públicos e Caixa preta), a amante Carla (Penélope Cruz, de Força G, Vicky Cristina Barcelona, Volver, Sem notícias de Deus) e uma personagem de sua infância, a provocante Saraghina (Fergie, vocalista do The Black Eyed Peas).

Nine
Guido e a musica Claudia

Outras mulheres também participam de seus devaneios. São pessoas ligadas à profissão do cineasta, como a figurinista (Judi Dench, de Notas sobre um escândalo, Casino royale, O vionilista que veio do mar, Orgulho e preconceito) a atriz Claudia (Nicole Kidman, de A bússola de ouro, Austrália, A intérprete, Invasores, Reencarnação) e a jornalista Stephanie (Kate Hudson, de A chave mestra, Noivas em guerra, Amigos amigos, mulheres à parte e Um amor de tesouro).

Nine
Esqueça a Cruz, Penélope é um pecado!

São quase duas horas de um musical que poderia ser bem melhor. O que deveria ser o maior atrativo de Nine acaba se tornando o maior defeito. O elenco faz bem seu papel, mas são tantas as estrelas que o foco vai para lugar nenhum. As músicas são boas, sendo que a que mais se destaca é Cinema italiano (de Kate Hudson). O filme merece uma conferida, especialmente por quem gosta de musicais. É uma verdadeira homenagem a Itália. Porém pelos nomes presentes na produção não chega a surpreender em nada. É mais frustrante do que recompensador. Uma observação: Penélope Cruz nunca esteve tão insinuante*.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblog

Nine (EUA/Italia, 2009) Dirigido por Rob Marshall. Com Daniel Day-Lewis, Marion Cotillard, Penélope Cruz, Nicole Kidman, Judi Dench, Kate Hudson, Sophia Loren, Fergie, Ricky Tognazzi, Giuseppe Cederna, Elio Germano, Andrea Di Stefano, Roberto Nobile, Romina Carancini, Alessandro Denipotti…

Veja aqui o trailer do filme Nine legendado em português:

*Quem duvida que ela nunca esteve tão insinuante basta ver aqui um trecho da música A call from the Vatican, cantada por Penélope Cruz:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui