11 pôsteres que causaram polêmica

Assim como tem gente que julga um livro pela capa, existem pessoas que querem ver um filme pelo seu pôster. As equipes de divulgação sabem disso muito bem, por isso que pôsteres e teaser pôsteres cada vez chamam mais a nossa atenção. Muitos ficam espalhados não apenas nos cinemas, mas também em diversos pontos da cidade. E é aí que começam os problemas. Confira abaixo uma seleção de 11 pôsteres que causaram polêmica:

1) Deadline

Photobucket
A arte imita a vida

O primeiro exemplo é o mais recente. O filme Deadline teve os cartazes recolhidos depois de uma mórbida coincidência: a imagem mostra a cantora e atriz Brittany Murphy morta em uma banheira, sendo que no dia 20 de dezembro do ano passado a artista foi encontrada morta no banheiro. Outros filmes com Brittany ainda serão lançados futuramente, como o aguardado Os mercenários, que teve muitas cenas rodadas no Brasil.

2) Jogos mortais 2

Photobucket
Jigsaw definitivamente não é uma boa manicure

Filmes de terror sempre querem chocar ou assustar até mesmo no pôster. O cartaz de Jogos mortais 2 foi censurado pela MPA (Motion Picture Association of America), entidade que regula e classifica nos Estados Unidos os filmes e seus materias promocionais. O motivo? Os dois dedos decepados. A versão que foi aprovada não é menos impressionante e mostra os mesmos dedos vistos mais de perto. Realmente não da para ver que eles foram cortados, mas é possível deduzir isso pelo estado de putrefação.

3) Amarelo manga

Photobucket
Ruivinha

Enquanto existe MPA nos Estados Unidos, no Brasil a coisa é bem diferente. O cartaz de Amarelo manga ficou estampado nos cinemas, mostrando os pelos pubianos de uma ruiva. E se alguém tem dificuldade em reconhecer o forte apelo sexual da imagem, ainda está escrita a frase “O ser humano é estômago e sexo”.

4)O retorno dos malditos

Photobucket
Arraste-me para o inferno (!)

A continuação de Viagem maldita teve o pôster acima censurado porque consideraram forte demais mostrar que é uma corpo humano sendo arrastado em um saco. E mais, a mão da vítima mostra que a pessoa ainda está viva, por isso que uma nova versão sem a mão foi criada e aprovada.

5)Amém

Photobucket
Catolicismo rima com nazismo

Motivações religiosas fizeram com que o pôster do filme Amém, do diretor Costa-Gavras, fosse muito criticado. Criado pelo polêmico fotógrafo pubicitário Oliviero Toscani (o mesmo que fez aquelas campanhas polêmicas para a marca Benetton), a imagem mostra a cruz (símbolo do cristianismo) unida à suástica (do nazismo), sendo que a proposta do filme é justamente mostrar a relação passiva da Igreja Católica durante o genocídio.

6)Cativeiro

Photobucket
As propagandas explícitas não salvaram a péssima bilheteria do filme

Elisha Cuthbert já sofreu bastante no filme A casa de cera, mas em Cativeiro a coisa foi pior ainda. Foram retirados das ruas de Los Angeles todos os banners que reuniam quatro imagens consideradas fortes, acompanhadas das palavras: Abdução, confinamento, tortura e extermínio. Algo que nem todo mundo gostaria de ver nas ruas.

7)Coco antes de Channel e Gainsbourg, Vie Héroïque

Photobucket
É proibido fumar

Os pôsteres acima não apresentam nada que possa chocar à primeira vista, mas ambos foram censurados na França. O motivo é uma rígida lei antitabagista que considerou que as imagens podem servir de incentivo ao fumo. Assim, os filmes baseados nas vidas da estilista Channel e do músico e ator Serge Gainsbourg foram retirados.

8)Teeth

Photobucket
Quem morde por último…

Teeth é um filme alternativo de terror que conta a história de uma linda adolescente que nasceu com dentes em um lugar nada convencional. Conhecido também como Vagina dentada, o longa-metragem teve este pôster censurado. Na imagem pode-se ver o raio x da personagem Dawn O’Keefe (interpretada pela bela Jess Weixler, de ABC do amor).

9)As duas faces da lei

Photobucket
Coincidência infeliz

Esse pôster do filme policial foi usado pela California Filmes aqui no Brasil, mas foi censurado em Londres. Desta vez o que causou a polêmica não foi a imagem, mas a frase: “Não há nada errado em um pequeno tiroteio, contanto que as pessoas certas sejam atingidas“. Um detalhe acentuou a polêmica: o pôster também foi colocado na estação de metrô onde o brasileiro Jean Charles foi assassinado em 2005. O órgão que regulamenta a propaganda na Inglaterra considerou ofensiva a mensagem e retirou os cartazes.

10)Sede de sangue

Photobucket
“Padre, eu preciso me confessar!”

A polêmica em torno de Sede de sangue (de Chan-wook Park, de Simpatia pelo senhor vingança) aconteceu na Coréia do sul, terra natal do filme. A imagem mostra um padre em uma posição não muito tradicional. Uma nova versão foi criada e apresentada na Ásia. O curioso é que aqui no Brasil, um país potencialmente católico, o pôster do filme que mostra um padre que vira vampiro não provocou nenhuma crítica. Acima da imagem está escrita a provocativa frase: “Um instinto maior que a fé“.

11)Pagando bem, que mal tem?

Photobucket
Porn stars

O pôster censurado nos Estados Unidos circulou livremente nos cinemas do Brasil. O título original, que poderia ser traduzido como “Zack e Miri fazem um pornô” foi trocado, o que pode ter disfarçado um pouco o conteúdo da comédia picante. Por isso que muitas pessoas não repararam no motivo que provocou a polêmica no pôster, isto é, a insinuação de sexo oral que aparece no cartaz.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui