Super Hiper Mega Banner

Cinema Especial - Kathy Bates

Kathy Bates Daiblog
Kathy Bates já foi homenageada inúmeras vezes por seu trabalho em teatro, cinema e televisão. Venceu o Oscar® e o Globo de Ouro pelo desempenho como Annie Wilkes, uma fã obcecada por um escritor, no filme de Rob Reiner baseado num livro de Stephen King, “Louca Obsessão”, de 1990. Em 1999, recebeu indicações ao Oscar®, ao Globo de Ouro e ao BAFTA, e ainda ganhou um Screen Actors Guild (SAG) Award e um Critics Choice Award pela atuação no filme de Mike Nichols “Segredos do Poder”. Mais recentemente, foi indicada ao Oscar® pela terceira vez pelo papel em “As Confissões de Schmidt”, de Alexander Payne, que ainda lhe valeu indicações ao Globo de Ouro e ao SAG Award, bem como um prêmio do National Board of Review na categoria Melhor Atriz Coadjuvante. Seu trabalho no cinema também foi reconhecido com indicações ao Globo de Ouro e ao BAFTA por “Tomates Verdes Fritos”, de Jon Avnet, e com uma indicação ao SAG pelo conjunto do elenco do filme de maior bilheteria de todos os tempos, “Titanic”, de James Cameron.

Bates tem vários projetos em andamento, como os filmes “Idas e vindas do amor” e “Wedlocked”, que devem ser lançados em 2010, e a minissérie do canal FX “Alice”, em que interpreta a Rainha de Copas.
Daiblog
Eclipse total
Entre seus filmes mais recentes estão o drama de época “Chéri”, de Stephen Frears, em que contracena com Michelle Pfeiffer; o drama independente “Por Amor”, com Pfeiffer e Ashton Kutcher; o aclamado “Foi apenas um sonho”, de Sam Mendes, em que voltou a atuar com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet; e a refilmagem de ficção científica “O Dia em que a Terra Parou”, que estreou em primeiro lugar nas bilheterias.

De sua longa lista de créditos também se pode citar “P.S. Eu Te Amo”, “Titio Noel”, “Armações do Amor”, “A Agenda Secreta do Meu Namorado”, “O Mistério da Libélula”, “Jovens Justiceiros”, “O Rei da Água”, “Lembranças Vivas”, “Eclipse Total”, “Caminho de Pedras”, “Por Trás Daquele Beijo”, “Neblina e Sombras”, “Brincando nos Campos do Senhor”, “Dick Tracy”, “Mulher Até o Fim”, “James Dean – O Mito Sobrevive”, “Liberdade Condicional” e “Procura Insaciável”. A atriz emprestou sua voz à comédia de animação de Jerry Seinfeld, “Bee Movie – A História de uma Abelha”, bem como a “A Menina e o Porquinho” e “A Bússola de Ouro”.
louca obsessaoLink
Louca obsessão
Na televisão, Bates venceu um Globo de Ouro e um SAG Award, e foi indicada ao Emmy pelo telefilme da HBO de 1996, “The Late Shift”. Recebeu indicações ao Emmy, ao Globo de Ouro e ao SAG Award pelo desempenho no musical “Annie”; outra indicação ao SAG Award pelo papel no filme “Uma Prova de Amor”; e outras quatro indicações ao Emmy pelo trabalho em “3rd Rock from the Sun”, “A Sete Palmos”, “Warm Springs” e “Ambulance Girl”, que ela também dirigiu.

Seu trabalho por trás das câmeras, como diretora, também foi reconhecido. Dirigiu o telefilme do A&E “Dash and Lilly”, estrelado por Sam Shepard e Judy Davis, e que recebeu nove indicações ao Emmy, inclusive uma para Bates na categoria Melhor Diretor. Dirigiu cinco episódios da elogiada série da HBO “A Sete Palmos”, vencendo um Diretors Guild of America Award pelo episódio intitulado “Twilight”. Ainda dirigiu o telefilme “Fargo” e episódios de séries como “Oz”, “Nova York Contra o Crime” e “Homicide: Life on the Street”.
Titanic
Kathy Bates em Titanic
Conquistou a atenção de crítica e público pela primeira nos palcos de Nova York. Foi indicada ao Tony ao retratar a filha suicida na montagem original da Broadway da peça de Marsha Norman, premiada com o Pulitzer, “’Night, Mother”. Ganhou um Prêmio Obie pelo trabalho como Frankie na montagem original do circuito off-Broadway de “Frankie and Johnny in the Clair de Lune”.

Natural de Memphis, Tennessee, Bates se formou em Belas Artes em 1970, na Southern Methodist University, que lhe concedeu o título de doutor honorário em 2002.

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.