Super Hiper Mega Banner

Curiosidades da maior bilheteria de todos os tempos: Avatar

Leia a seguir uma série de curiosidades sobre os bastidores e produção de Avatar.
James Cameron  queria ter feito o filme em 1999, mas os efeitos especiais custariam mais U$400 milhões de dólares além dos U$280 milhões que foram gastos hoje, então o filme foi adiado por 10 anos. Mesmo assim o filme é um dos mais caros já feitos.

O filme é 40% com atores de verdade e 60% com imagens geradas por computador.

James Cameron decidiu que a tecnologia de CGI já tinha evoluído o suficiente quando ele viu o Gollum em O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)

Nos EUA, os itens promocionais de cinema (posteres, banners, etc.) foram enviados com o codinome "Projeto 880".
Daiblog
Na Inglaterra o filme foi enviado em duas partes, sob o codinome de Redbird. Primeiro foram entregues os rolos de 1 a 5, e no dia seguinte os de 6 a 10.

Para preparar os atores, James Cameron levou a equipe inteira para o Havaí. Eles passavam os dias vivendo como uma tribo: pescando, fazendo fogueiras e coisas do tipo, porque já que o filme ia ser feito todo em estúdio, o diretor queria que os atores tivessem um a noção de como seria viver em Pandora. A atriz Zoe Saldana, inclusive, passou esses dias vestida de guerreira e com uma calda falsa. Mas só durante o dia. Durante a noite eles estavam hospedados em um hotel de luxo.

A primeira vez que Sigourney Weaver participou de um filme de James Cameron desde Aliens.
Daiblog
Os avatares tem 5 dedos e sobrancelhas, enquanto os Na'vi possuem apenas 4 dedos e não tem sobrancelha, eles tambem tem o peito mais largo e os braços maiores.

O avatar de Sigourney Weaver usa um topo da universidade de Stanford. Weaver estudou em Stanford.

A língua dos Na'vi foi criada do zero. James Cameron contratou um linguista, pedindo que ele criasse um idioma que fosse fácil para os atores pronunciarem, mas que não parecesse com nada da Terra. Foram criadas 1000 palavras.

Nunca é dito a época em que o filme se passa, mas pelos diários de Jake Sully percebemos que é em 2154.

Os atores que interpretaram Na'vis tinham uma câmera presa na cabeça para filmar sempre em close. Pontinhos eram pintados no rosto deles, que criavam um "mapa" onde os animadores trabalhavam.
Daiblog
O metal precioso do filme, chamado de "Unobtanium" é uma piada na indústria espacial. É usada para descrever um material quimicamente perfeito e sem falhas, mas que não existe ou é muito caro. Geralmente é usado na ficção científica para denominar um metal que é necessário para construir um aparelho crucial para a trama. Tambêm aparece no filme O núcleo.

Na Coréia, Na'vi é pronunciado "nabi", que significa borboleta em coreano.

WETA e ILM (principais companhias de efeitos especiais do mundo, e concorrentes diretas) trabalham juntos em apenas 4 filmes, o último sendo Avatar. Os outros três são: Eragon, Van Helsing e Contato.

O único filme de ficção científica de James Cameron que não envolve armas nucleares.

Primeiro filme depois de Titanic.

A Fox queria Matt Damon ou Jake Gyllenhaal para o papel de Jake Sully.
Daiblog
Avatar quer dizer encarnção em Sanscrito.

As iniciais de Jake Sully são as mesmas de John Smith, esplorador britânico que se apaixonou por Pocahontas.

É o filme com maior bilheteria do mundo, o segundo lugar é Titanic, também de James Cameron.

James Cameron começou a escrever o roteiro em 1995, mas a tecnologia necessária para realizá-lo ainda não estava disponível.
Daiblog
Primeiro filme a ultrapassar a arrecadação de U$2 bilhões mundialmente.

Sam Worthington (que é britânico) disse em entrevista que é mais fácil falar Na'vi do que fazer sotaque americano.

Fonte: IMDb

7 comentários:

  1. Acho que a industrial light and magic trabalhou junto com a weta em transformers 2 também. E o Sam worthington é australiano, não britânico.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sérgio
    Então, O Sam Worthington, é de fato britânico. Ele nasceu na Inglaterra, precisamente em uma cidade chamada Goldalming, mas foi naturalizado na Austrália. Ele pode até ser australiano, mas só de coração. E eu consultei os trabalhos da ILM e da Weta, e eles não trabalharam juntos em Transformers, os dois foram feitos somente pela ILM. Obrigado por visitar o Daiblog.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7:07 AM

    E a fonte ??

    ResponderExcluir
  4. www.imdb.com, banco de dados mundial de cinema na internet, parceiro do Daiblog.

    ResponderExcluir
  5. Eu chequei minhas informações e realmente as correções estavam erradas
    Sam Worthington: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sam_Worthington "ator australiano nascido na inglaterra" (mas não acho que ele tenha sotaque britânico anyway)

    A ilm trabalhou em transformers 2 com a digital domain: http://gizmodo.com/5305809/why-just-2-seconds-of-transformers-2-took-3-months-to-complete
    não com a weta, responsável pelo senhor dos aneis

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Sergio,
    Se ele foi naturalizado australiano, ele deve ter sotaque de lá, que é parecido com o sotaque britânico. Mas ele não é o primeiro estrangeiro que reclama do sotaque americano XD

    ResponderExcluir

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.