Super Hiper Mega Banner

Cinema Especial - Robert Downey Jr

Photobucket
Robert Downey Jr é atualmente um dos atores mais requisitados da indústria, tendo recebido recentemente sua segunda indicação ao Oscar, de Melhor Ator Coadjuvante, pelo trabalho na comédia de Ben Stiller, “Trovão Tropical”. Seu papel como Kirk Lazarus, um ator australiano branco fazendo o personagem americano negro, também lhe valeu indicações aos prêmios Globo de Ouro, BAFTA e Screen Actors Guild (SAG). Downey recebeu a primeira indicação ao Oscar na categoria de Melhor Ator, por sua atuação como Charlie Chaplin no aclamado filme de Richard Attenborough, de 1992, “Chaplin”, pelo qual também recebeu os prêmios BAFTA e London Film Critics, além de uma indicação ao Globo de Ouro.

Em 2008, foi elogiado pela crítica e pelo público pela atuação no papel-título do campeão de bilheteria “Homem de Ferro”, sob a direção de Jon Favreau. Levando o super-herói da Marvel Comics para a tela, o filme rendeu mais de 585 milhões de dólares no mundo, tornando-se um dos maiores sucessos do ano. Downey repetirá o papel na sequência, a ser lançada no verão americano de 2010.
Daiblog
Ao lado de Jude Law em Sherlock Holmes
Seus filmes recentes incluem “O Solista”, com Jamie Foxx; “Charlie Bartlett”; o filme de David Fincher “Zodíaco”, com Jake Gyllenhaal e Mark Ruffalo; o de Richard Linklater “O Homem Duplo”, com Keanu Reeves, Winona Ryder e Woody Harrelson; “A Pele”, com Nicole Kidman, filme inspirado na vida da reverenciada fotógrafa Diane Arbus; e “Beijos e Tiros”.

Ele dividiu uma indicação ao Prêmio SAG como parte do elenco do drama da vida real, dirigido por George Clooney, “Boa Noite e Boa Sorte”, e um prêmio especial do júri recebido pelo elenco do filme “Santos e demônios”, apresentado no Festival Internacional de Cinema de Sundance de 2006.
Daiblog
Santos e demônios
Seus créditos incluem ainda “Na Companhia do Medo”, com Halle Berry; “Crimes de um Detetive”; o filme de Curtis Hanson, “Garotos Incríveis”, com Michael Douglas; “U.S. Marshals – Os Federais”; “Até que a Morte nos Separe”, dirigido por Robert Altman; “Uma Paixão para Duas”; o filme de Mike Figgis “Por uma Noite Apenas”; o de Jodie Foster “Feriados em Família”; “Ricardo III”; “Assassinos por Natureza”, dirigido por Oliver Stone; e o filme de Altman, “Short Cuts – Cenas da Vida”, pelo qual, juntamente com todo o elenco, recebeu um Globo de Ouro.

No início da carreira fez filmes como “Heart and Souls”, “Segredos de uma Novela”, “Loucos pelo Perigo”, “O Céu Se Enganou”, “Justiça Corrupta”, “Johnny Bom de Transa”, “Abaixo de Zero”, “The Pick-up Artist”, “De Volta às Aulas”, “Mulher Nota 1000”, “Quando Se Perde a Ilusão”, e “Pound”, sua estreia sob a direção do pai, Robert Downey.
Zodiaco
Zodíaco
Na televisão, Downey estreou no horário nobre em 2001, ao fazer parte do elenco da série da Fox “Ally McBeal”, no papel do advogado Larry Paul. Recebeu um Globo de Ouro por Melhor Atuação de Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme Feito para a Televisão, além do prêmio de Melhor Ator em Série Cômica do Screen Actors Guild. Também foi indicado para um Emmy de Melhor Ator Coadjuvante em Série Cômica.

Em 23 de novembro de 2004, ele lançou seu primeiro CD, “The Futurist”, pela Sony Classics. São oito canções originais em que ele mostra seus talentos de cantor.

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.