#807-A cidade das crianças

Todo menino (e até mesmo adolescente) pensa em fugir de casa ou se ver longe dos pais, principalmente depois de uma briga. Para os pequenos, os adultos são vistos como criadores de regras. Mas o que aconteceria se as crianças fossem livres para fazerem o que quisessem? É exatamente isso que mostra A cidade das crianças, produção francesa que parece ser uma mistura de O senhor das moscas com O fabuloso destino de Amelié Poulain.

O roteiro mostra a pitoresca cidade de Timpelbach, que sofre com um sério problema: a má educação da gurizada. Sem respeitar os pais, eles atrapalham o desenvolvimento de todo o lugar, o que faz com que o prefeito tenha uma ideia inusitada: desaparecer. Todos os parentes aprovam e, da noite para o dia, a cidade amanhece sem nenhum adulto sequer. E agora?
A cidade das crianças
O herói andrógino

O plano original foi concebido para dar uma lição e provar para os pequenos que eles precisam respeitar os mais velhos. Só que um imprevisto acontece e os adultos ficam impossibilitados de voltar para casa. Por isso em Timpelbach a pirralhada cria as próprias leis e se divide em grupos rivais. Times que podem ser considerados os anjinhos e os travessos.
A cidade das crianças
Batalha infantil em Timpelbach

A aventura possui um visual muito bonito, com um cuidado notável na fotografia e nos figurinos. O resultado é um filme leve e bem produzido. É uma boa opção para crianças, pois parece um desenho animado com atores reais. As interpretações e os personagens são bem caricatos e um tom surreal (típico de animações infantis) é constante durante a projeção. O longa foi criticado pelas semelhanças com Harry Potter e com as obras do diretor Jean-Pierre Jeunet (por isso a comparação com a estética de Amelié Poulain).
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblog

Daiblog Quer ver o filme A cidade das crianças?

Les enfants de Timpelbach (França / Luxemburgo, 2008) Dirigido por Nicolas Bary. Com Raphaël Katz, Adèle Exarchopoulos, Léo Legrand, Baptiste Bétoulaud, Martin Jobert, Lola Créton, Léo Paget, Ilona Bachelier, Julien Dubois…

Veja aqui o trailer do filme A cidade das crianças legendado em português:

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui