#809-Homem de ferro 2

Existem muitos filmes baseados em histórias em quadrinhos da Marvel Comics, uma das principais produtoras de quadrinhos dos Estados Unidos. Algumas dessas adaptações rendem filmes excelentes (X-Men, Homem-Aranha…) e alguns que nem deveriam existir (Elektra, Motoqueiro fantasma…). Mas os fracassos são mais numerosos que os sucessos. Tendo isso em mente, em 2008, a Marvel abriu a Marvel Studios, seu próprio estúdio de cinema. Isso que dizer que agora a Marvel é responsável pelos próprios filme. E isso é bom? Sim, isso é ótimo. Começando com o sucesso de Homem de Ferro em 2008, a Marvel criou uma grande expectativa para a continuação. E ela conseguiu superar? Isso é o que veremos.

No filme anterior, Tony Stark (Robert Downey Jr., de Sherlock Holmes) contou para o mundo todo que era o Homem de Ferro, então precisa sofrer as conseqüências. Se por um lado ele está mais famoso do que nunca, por outro sofre pressão do governo americano, que enxerga o Homem de Ferro como uma ameaça e decide confiscá-la. Enquanto Tony passa por problemas com o governo, sua relação com a secretária Pepper Potts (Gwyneth Paltrow, de Amantes) ganha novos rumos e seu amigo Jim Rhodes (Don Cheadle, substituindo brilhantemente Terrence Howards) fica dividido entre o exército e sua amizade com Tony.
Homem de ferro 2
 Os novos vilões da película são o concorrente de Stark, Justin Hammer (Sam Rockwell) e o russo Ivan Vanko (Mickey Rourke, de Coração satânico) – o Chicote Negro dos quadrinhos, que de alguma forma está ligado ao passado de Stark. Do lado dos aliados, temos Nick Fury (Samuel L. Jackson, de A farsa dos pinguins, 1408), o Diretor da S.H.I.E.L.D. e a espiã Viúva Negra (Scarlett Johansson, de Vicky Cristina Barcelona, Match point – Ponto final, A ilha, O grande truque, Em boa companhia, Ele não está tão a fim de você, O diário de uma babá).
Homem de ferro 2
O principal mérito do filme são os personagens, com destaque para Robert Downey Jr. Sem dúvida, Tony Stark é o melhor papel da carreira do ator. Ele está simplesmente solto, talvez seja pela semelhança do personagem com a vida real dele, mas de um jeito ou de outro, você nem sente falta de cenas de ação no filme. O principal não é o Homem de Ferro e sim Tony Stark. Gwyneth Paltrow, que geralmente é uma atriz ruinzinha, aqui está surpreendentemente bem. Mickey Rourke está igualmente excelente. Nem faz muito sentido analisar um por um, porque todos os atores estão a vontade com seus papéis, e o público consegue notar. As cenas de ação são excelentes, com destaque para a invasão da Viúva Negra e o ataque do Chicote Negro na pista de corrida de Mônaco.
Homem de ferro 2
Agora, o nerd que existe dentro de mim vai tomar conta. O principal ponto positivo da Marvel ter tomado conta dos próprios filmes é que agora ela tem todo um universo de heróis para utilizar. Sim, estou falando dos Vingadores, a liga da justiça da Marvel. Se no primeiro Homem de Ferro tínhamos apenas sugestões, nesse filme tudo é dito abertamente. Existe menção ao filme do Hulk, ao Capitão América (inclusive o escudo dele é usado em uma cena engraçadíssima), também ao Thor. Tudo isso vai culminar no filme da super equipe em 2012.
Homem de ferro 2
Sim, Homem de Ferro 2 é infinitamente superior ao longa original de 2008, que já era excelente. Nesse filme, tudo contribui para desempenho geral. Direção, trilha sonora, atuação, tudo. Não posso deixar de mencionar também a excelente direção de Jon Favreau (Surpresas do amor, Encontro de casais, Eu te amo, cara), que ainda atua como o guarda costas Happy Hogan. No geral, assista Homem de Ferro 2.

Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Daiblog Quer ver o filme Homem de ferro 2?

Iron Man 2 (EUA, 2010) Dirigido por Jon Favreau. Com Robert Downey Jr, Don Cheadle, Scarlett Johansson, Gwyneth Paltrow, Sam Rockwell, Mickey Rourke, Samuel L. Jackson, Clark Gregg, John Slattery, Jon Favreau, Paul Bettany…

Veja aqui o trailer do filme Homem de ferro 2 legendado em português:

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui