#814-Quincas Berro d’água

Mais uma obra de Jorge Amado (Dona flor e seus dois maridos) ganha uma versão para a telona. Quincas Berro D’água é estrelado pelo veterano Paulo José (A festa da menina morta), que vive (ou seria morre?) um personagem que tem a infelicidade de bater as botas bem no dia do próprio aniversário. Mas ao contrário do que pode parecer, isso não é motivo só para tristeza. O roteiro equilibra bem os momentos de drama com os de humor, sendo que o que prevalece mesmo é a comédia.

A história contada é a de Joaquim Soares da Cunha, homem que largou a vida pacata e comum e se tornou um boêmio pelas ruas da Bahia. Deixou a esposa e a filha (vivida por Mariana Ximenes, de A mulher do meu amigo) para beber e aproveitar a vida de uma outra forma. Assim ficou conhecido nos guetos baianos como Quincas Berro D’água e criou fortes amizades.
Quincas Berro Dagua
A filha que só quer enterrar o pai

A morte de Quincas provoca diversas reações. Enquanto a filha tenta fazer um velório e enterro tradicional, os amigos do finado (todos bêbados, por sinal) se recusam a aceitar a perda do companheiro. Começa assim uma noite maluca que se torna uma aventura cheia de situações divertidas e também constrangedoras. O corpo de Quincas é levado de um lado para o outro, fazendo com que sejam lembrados momentos de sua vida. Tudo com narrações do próprio defunto!
Quincas Berro Dagua
Amigos de boteco

A plateia riu bastante durante a pré-estreia do filme. As piadinhas variam desde o inocente até o provocador. E quem conhece a obra de Amado sabe da sensualidade presente nos textos. Toda a produção tem uma morbidez em si, num humor negro não muito visto no cinema brasileiro. O ponto do fraco, contudo, é a duração. Fica a impressão que a história poderia ser mais curta, principalmente nos momentos finais, que demoram a passar. Pelo menos é de tirar o chapéu a sequência no barco na tempestade, com efeitos especiais caprichadíssimos.
Quincas Berro d'água
Saudades

Dirigido por Sérgio Machado (Cidade baixa), o longa-metragem é enriquecido pelo elenco. Irandhir Santos (Besouro, Amigos de risco, Décimo segundo), um dos melhores atores brasileiros da atualidade, novamente chama a atenção. Também fazem parte Marieta Severo (Pequenas histórias), Vladimir Brichta (Romance), Milton Gonçalves (Yansan), Othon Bastos (O passageiros – Segredos de adultos), Carla Ribas (A casa de Alice), entre outros.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblog

Quincas Berro D’água (Brasil, 2010) Dirigido por Sérgio Machado. Com Paulo José, Marieta Severo, Mariana Ximenes, Vladimir Brichta, Milton Gonçalves, Othon Bastos, Walderez de Barros, Carla Ribas, Irandhir Santos…

Leia aqui uma entrevista com o diretor Sérgio Machado.

Daiblog Quer ver o filme Quincas Berro D’água?

Veja aqui o trailer do filme Quincas Berro D’água:

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui