Super Hiper Mega Banner

Cine Brasília recebe o Festival Internacional de Filmes Curtíssimos

Até domingo, o Cine Brasília receberá a 3ª edição Nacional e 12ª Internacional do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos. Ao todo, 420 produções foram inscritas para a mostra. O Festival acontece simultaneamente em mais de 100 cidades de 20 países e tem como característica trabalhos com, no máximo, três minutos de duração (exceto título e créditos).

Festival Internacional de Filmes CurtíssimosA curadoria da mostra nacional, com sede em Brasília, selecionou 48 trabalhos. De acordo com a coordenadora do Festival no Brasil, Josiane Osório, vários filmes foram produzidos especialmente para a mostra, o que contribui para a qualidade do que será exibido.

Além de obras de todo o país, foram inscritos trabalhos do Canadá, Colômbia e França, destacando a consolidação da mostra. Também compõem o Festival as Mostras “Mostra-te Brasília”, “Projeto Nome” e “Palavras de Mulheres”.

Mostra-te Brasília
Mostra competitiva nacional compreendendo uma seleção de filmes de até 3 minutos cuja forma e/ou conteúdo sejam voltados a temática proposta: ‘Brasília 50 anos’. Nesse sentido, busca-se evocar uma reflexão imagética sobre a jovem capital. Como parte das comemorações do aniversário da cidade, as produções serão exibidas no Cine Brasília.

Projeto Nome
Trata-se de um projeto de filmes de jovens realizadores da cidade de Brasília que produziram de forma coletiva 9 filmes curtos que resultaram em um longa digital. A narrativa transita e se estrutura em pequenas conexões nos 9 episódios. A idéia central do filme baseou-se na transgressão a uma narrativa linear. O projeto foi concebido numa perspectiva total de produção independente na qual a liberdade de criação foi o eixo motor no processo de realização.

Palavras de Mulheres
Com o grande número de trabalhos inscritos por mulheres ao longo das edições anteriores surgiu a idéia de criar uma mostra composta apenas por suas produções. A idéia é dar voz as mulheres para que testemunhem sobre o estatuto das mulheres no mundo e suas relações de gênero. São 22 trabalhos que apresentam diferentes visões e serão exibidos no Cine Brasília.
Curtissimos 2010
As produções concorrerão aos seguintes prêmios:
· Melhor Filme
· Melhor Animação
· Originalidade
· Mostra-te Brasília
· Prêmio do Júri Popular

Os vencedores das categorias Melhor Filme e “Mostra-te Brasília” receberão R$ 10 mil cada para locação de equipamentos na Moviecenter. O Festival Internacional de Filmes Curtíssimos tem apoio da Secretaria de Cultura do DF, Espaço Cultural da 508 Sul – Renato Russo, Embaixada da França, Organização dos Estados Ibero Americanos, Moviecenter, Fundo Nacional da Cultura (FNC) e Ministério da Cultura (Minc).

Confira a programação:

Sábado 08/05
15h – Reprise da Programação Nacional e Internacional do dia 07/05
17h – Mostra “Palavras de Mulheres” (Internacional)
18h – Projeto Nome
20h – Seleção Nacional e Mostra-te Brasília e Programação Seleção Internacional (Parte II)

Domingo 09/05
15h – Reprise da Programação Nacional e Internacional do dia 08/05
17h – Mostra Paralela “Palavras de Mulheres”
18h – Reprise Projeto Nome
20h – Programação Seleção Internacional (Parte III) e Premiação Nacional e Local

Segunda-feira 10/05
10h – Mostra Especial para alunos da Escola Parque
Espaço Multimídia
15h às 20h (07, 08 e 09 de maio)
- Mostra Internacional e Nacional Edição Festival Internacional de Filmes Curtissimos edição de 2009
- Mostra dos filmes resultantes do projeto de sensibilização do olhar da Escola Parque 308 Sul. Projeção do filme, Entrada Franca realizado pelos estudantes do Ensino Médio na edição de 2009 (Oficina Formação de Olhar).

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.