Cinema Especial – Kick ass – Quebrando tudo 2

“Soube imediatamente”, diz Vaughn. “Na hora, quis dizer a ele: ‘O papel é seu’. Mas precisei me conter e perguntei: ‘De onde você é? LA? Nova York?’ E ele respondeu: ‘Little Chalfont’. Achei que estivesse brincando e falei: ‘Tem um sotaque bem britânico.’” A diretora de elenco me contou que ele realmente era inglês, e que por isso rejeitáramos sua fita no início.” Johnson ficou empolgado por conseguir o papel de Dave Lizewski, principalmente porque, diferente da maioria dos atores que vivem super-heróis, a pura incompetência de Kick-Ass significava que Johnson não precisaria embarcar em um treinamento extenuante.

Na verdade, era o contrário. “Matthew disse: ‘Você precisa cortar a malhação ou qualquer coisa que esteja fazendo’”, diverte-se Johnson. “Precisa perder peso e parecer bem nerd e magro, para que a malha fique sobrando. Adorei o treinamento de sentar no sofá e comer biscoitos.”
Kick Ass - Quebrando tudo
Christopher Mintz-Plasse (MARMADUKE) foi chamado para retratar Red Mist, um super-herói que torna-se amigo de Kick-Ass e depois mostra ser apenas um garoto rico que quer desesperadamente atrair a afeição de seu pai, que considera que o filho não é durão o bastante para o negócio da família. A HQ ainda não havia revelado a identidade verdadeira de Red Mist, então Vaughn e Goldman aproveitaram a oportunidade de torná-lo filho do mafioso Frank D’Amico, vivido por Mark Strong (ROBIN HOOD; SHERLOCK HOLMES; MISSÃO BABILÔNIA; OLIVER TWIST). Ainda mais complicada que a relação entre Kick-Ass e Red Mist é a de Damon e Mindy Macready, pai e filha que operam como Big Daddy e Hit Girl, heróis altamente treinados e armados, perpetrando ataques organizados contra a gangue de D’Amico. Hit Girl, uma personagem repleta de brio, é interpretada pela atriz Chloë Grace Moretz (500 DIAS COM ELA; BOLT SUPERCÃO; O OLHO DO MAL; HORROR EM AMITYVILLE), hoje com 13 anos de idade. A busca não foi tão longa como a de Kick-Ass, como conta Vaughn: “Vi apenas duas meninas.
Kick Ass - Quebrando tudo
Chloë veio, foi testada e pronto.” Para Moretz, o papel foi um presente. “Em torno de um mês antes de ser escolhida, O PROCURADO foi lançado”, ela lembra. “Estava em todos os ônibus, e eu pensava, ‘Meu Deus, mãe, queria um papel estilo Angelina Jolie, alguém que assume o controle.’” Papéis assim para adolescentes são difíceis de aparecer, mas Moretz estava com sorte. “E aí surgiu KICK-ASS – QUEBRANDO TUDO, e quando eu o li, fiquei maluca. Gritei por três dias seguidos quando consegui o papel porque eu queria muito fazer um filme de fantasia e usar uma roupa de super-herói.” O ator abordado para viver o pai de Hit Girl, Big Daddy, foi Nicolas Cage (FORÇA-G; PRESSÁGIO; PERIGO EM BANGKOK; O VIDENTE; O SACRIFÍCIO; O SENHOR DAS ARMAS) que, além de fazer o quase insano Damon ser adorável e humano, também traz boa parte do humor do filme. Na cena em que Big Daddy e Hit Girl visitam Dave Lizewski em seu quarto, Cage – falando como Big Daddy pela primeira vez – faz uma personificação de timbre perfeito dos tons cadenciados e oscilantes de Adam West, que renomadamente interpretou Batman no programa de TV nos anos 60.
Kick Ass - Quebrando tudo
“Big Daddy é a minha ode a Adam West, que, para mim, é o único Batman. Cresci assistindo ao Adam West e, na minha opinião, ele ainda está para ser superado”, diz Cage. “Ele tinha um ritmo singular na interpretação, e eu queria mostrar minha admiração a atores como ele e William Shatner, que acho que iniciaram um movimento cultural.” O tributo de Cage a West pode ter surgido do nada durante os ensaios, mas as referências a Batman e West eram inteiramente adequadas, já que o visual de Big Daddy é baseado no do Homem-Morcego. “Matthew queria que eu usasse um cinto amarelo”, lembra Cage. “Era tão parecido com o cinto original do programa de TV que pensei: “Bem, por que não vamos até o fim e fazemos Damon canalizar Adam West porque essa é sua inspiração junguiana, algo que o ajuda a realizar as coisas que realiza.” Sobre toda a ação no filme, Vaughn diz: “Resolvi fazer cada sequência de ação diferente e única. Já estava cheio de câmeras tremendo e edição rápida. Ação de verdade trata-se de muito mais que simplesmente jogar a câmera pra lá e pra cá.
Kick Ass - Quebrando tudo
Gosto de saber quem está fazendo o quê, onde e como.” Um cena de ação de destaque envolve Big Daddy vencendo um armazém lotado de capangas de D’Amico, e foi feita em apenas um take. “Quando eu disse que era isso que queria fazer, o queixo de todo mundo caiu”, diverte-se Vaughn. “Mas o que eu não queria é o que chamo de ‘Hong Kong Phooey’, em que cem pessoas lutam com um cara e todos esperam ele acabar com quem está brigando antes de atacar. Isso me deixa louco, então precisei constantemente mudar a coreografia para que Big Daddy não tivesse a cabeça arrebentada pelo cara com um revólver. Tivemos que dar sentido àquilo tudo. Como um diretor, adoro estilo. Mas não gosto de estilo se sobrepondo ao conteúdo. Estou sempre tentando pensar: “Como posso tornar as coisas estilosas e bacanas, mas com uma razão por trás delas?”
Kick Ass - Quebrando tudo
Assim como a história em quadrinhos de Millar/Romita Jr., KICK-ASS – QUEBRANDO TUDO é repleto de referências a HQs e outros filmes de superheróis. “Sem poderes não há responsabilidade” é uma brincadeira com a máxima de Homem-Aranha, “grandes poderes trazem grandes responsabilidades.” Há também inúmeras referências a Batman e Super-Homem, e o filme constantemente brinca com as alegorias e convenções do gênero. “Existe, certamente, um elemento de paródia aqui, mas ele surge de muita afeição. Trata-se de prestar homenagem a algo que eu adoro, em vez de ridicularizá-lo. Queria imbuir no filme o mundo das histórias em quadrinhos”, diz Vaughn. “A ideia era desconstruir tudo que eu adorava. Não destruir. Não há um aspecto negativo na forma como qualquer um desses personagens, sem contar o Frank, é retratado. Ele é o único que tem problemas com super-heróis. O resto todo os acha bem bacanas.”

2 COMENTÁRIOS

  1. A idéia de Mark Millar era uma garota estilo robin e seu pai de Batman certo, Hit Girl rouba cena claro que sim. Mais a introdução do personagem Kick-ass foi fundamental no HQ/filme, ele é o aspirante a super-herói desajeitado, o cara que fez o gracejo do filme, as citações pop foram muito bem empregadas "Todos querem ser a Paris Hilton" entre outras.

    O filme não é apenas uma sátira, aliás, não é sátira, tem um roteiro empolgante e um fecho que na HQ ficou até mesmo confuso, os atores foram muito bem escolhidos, o eterno Mclovin como Red Mitz é sem palavras, Chloe moretz é a filha que Tarantino pediu a deus.

    Acredito que quem não conheça a história e não viu nada nem ao menos um trailer vai se surpreender ao ver Kick-Ass Quebrando Tudo vai ser difícil encontrar alguém que não tenha gostado.

    Muito bom o Especial, eu vi o filme na pré-estréia aqui em São Paulo mês passado e até agora esse filme não sai da minha cabeça. Uma palavra final "FUCKING AWESOME".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui