#849-400 contra 1

Muitas pessoas resumem o cinema nacional aos tipos de produções que constantemente entram em cartaz: filme de bandido (favela movie) ou filme do nordeste mostrando a pobreza. Também pode ser incluído neste caldeirão algumas comédias que volta e meia aparecem por aí. Enquanto alguns longas se destacam por ter assuntos diversos, muitos não conseguem fugir destes temas. 400 contra 1 – A História do Comando Vermelho, por exemplo.

Dirigido por Caco Souza, o longa-metragem é uma ficção baseada em fatos, mais precisamente no livro homônimo escrito por Willian da Silva Lima. Ele foi um dos criadores do Comando Vermelho, que até hoje é uma das maiores organizações criminosas do país. E não é preciso morar no Rio de Janeiro para ter ouvido falar sobre o CV. As manchetes dos jornais volta e meia denunciam a relação da facção com crimes e drogas.
400 contra 1
A “novidade” agora é saber como tudo começou. A trama se passa entre as décadas de 70 e 80, com uma narrativa embaralhada que exige atenção. Os acontecimentos aparecem em vários anos ao mesmo tempo, podendo ser divididos em antes, durante e depois da estadia do protagonista no presídio de Ilha Grande. É lá que a organização começou, numa tensão provocada entre dois tipos de presos: os criminosos comuns e os presos políticos (afinal era época de ditadura).
400 contra 1
400 contra 1 é um drama com elementos de ação. Mostra assaltos a bancos, rebeliões na cadeia, tiroteios e perseguições – principalmente no fim. Ainda que seja bem produzido e com um elenco bom, é o tipo de assunto que, na minha opinião, está desgastado. Está bem que é um pouco diferente por ser de época, mas não me despertou muito interesse. Entretanto quem gostou de Salve geral, por exemplo, pode gostar. Se for para falar de cinema brasileiro, prefiro deixar os bandidos com a polícia e ir para o cinema ver À deriva, Olhos azuis, Garoto Cósmico
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme 400 contra 1 – A História do Comando Vermelho:

400 contra 1 – A História do Comando Vermelho (Brasil, 2009) Dirigido por Caco Souza. Com Daniel de Oliveira, Daniela Escobar, Negra Li, Jonathan Azevedo, Jefferson Brasil, Anderson Jader, Rodrigo Brassoloto, Fabricio Boliveira, Lui Mendes, Ed Canedo, William Shakespeare Jonser, Branca Messina…

Daiblog Quer ver o filme 400 contra 1?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui