#851-Saint Seiya – The Lost Canvas

*Por Isis

Saint Seiya é uma série criada originalmente por Masami Kurumada que ficou conhecida no Brasil como Cavaleiros do Zodíaco. Teve sua estréia na extinta TV Manchete em 1994 e foi a responsável pela divulgação de animes, pois abriu portas para outros grandes sucessos no país. O mais recente lançamento da franquia é o OVA (Original Video Animation) The Lost Canvas, baseado no mangá de 2006, com certas mudanças na série animada.

A trama acontece na Europa (e não mais no Japão como nas sagas anteriores) no ano de 1743 quando se da início a uma Guerra Santa – 256 anos antes da última batalha contra Hades (Saint Seiya: The Hades Chapter – 2002). O OVA conta a história de três órfãos – Tenma (Tetsuya Kakihara), que num ato de desespero para salvar seus amigos, revela possuir uma grande força (cosmos). Uma ação presenciada pelo Cavaleiro de Ouro de Libra, Dohko (Miyake Kenta), que o leva à Grécia para se tornar um cavaleiro: o Cavaleiro de Pégasus.
Saint Seiya - The Lost Canvas
Alone quando ainda era um bom moço…

Os outros personagens são Alone (Hiro Shimono), que sempre é protegido por Tenma e aprecia a arte e a pintura. É escolhido por Hades para ser sua reencarnação por ser a pessoa mais pura daquela época. Há também Sasha (Aya Hirano), reencarnação da deusa Atena. Ela é levada à Atenas para ser protegida pelos cavaleiros e assumir suas funções como Deusa.
Saint Seiya - The Lost Canvas
O cavaleiro de Virgem e a pequena Sasha

Ainda pequenos, os órfãos são separados. Passado cincos anos, Tenma torna-se cavaleiro, Alone já fora possuído por Hades e Sasha é a Deusa Atena. É dado o início à Guerra Santa. Hades lidera seu exército de espectros acompanhado por Pandora (Nana Mizuki). Seu único desejo é matar Atena e a todos como a única salvação do mundo. Para alcançar seu objetivo, precisa terminar de pintar uma obra demoninada “Quadro Perdido” (Lost Canvas), eliminando assim todos os seres vivos da Terra.
Add titleSaint Seiya - The Lost Canvas
Saori ops! Sasha

Para os conhecedores da franquia, o primeiro capítulo parece se tratar de um outro anime. Mas então acaba seguindo a mesma fórmula utilizada nas séries anteriores. Aborda batalhas sangrentas, o desejo de proteger Atena – e o mundo, e o valor à amizade. O diferencial nesse OVA são as curiosidades – a explicação da origem de um certo rosário (presente na série Hades) que aprisiona a alma dos espectros, evitando assim sua ressuscitação; a lenda de Pégasus VS Hades; e fatos sobre a vida de alguns Cavaleiros de Ouro.
Saint Seiya - The Lost Canvas
Peixes em uma batalha

Infelizmente não temos a presença dos outros cavaleiros companheiros de Pégasus. O destaque então acaba sendo do Cavaleiro de Unicórnio, Yato (Abe Atsushi). Para quem nunca viu um episódio qualquer de Saint Seiya irá se acostumar rapidamente com o estilo da história. Para quem já conhece irá somente mudar os nomes dos personagens, já que sua aparência chega a ser parecida com os anteriores: Seiya – Tenma, Saori – Sasha. Seiya era o protagonista anterior, então será que deveríamos chamar essa nova série de Saint Tenma?
Saint Seiya - The Lost Canvas
Tenma e Yano

O manga continua com sua publicação, porém o anime não possui uma conclusão. Já foi confirmado no blog oficial do anime uma segunda temporada. Agora é aguardar sua produção.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblog

Veja aqui a abertura de Saint Seiya: The Lost Canvas com a música The Realm of Athena:

Saint Seiya: The Lost Canvas (Japão, 2009) Dirigido por Osamu Nabeshima. Com as vozes de Tetsuya Kakihara, Miyake Kenta, Hiro Shimono, Nana Mizuki, Abe Atsushi…

*Isis é a colaboradora de animes no Daiblog. Ela já escreveu sobre diversas séries como Kimi ni todoke, Kobato e Tokyo magnitude 8.0.

Daiblog Quer ver o filme Saint Seiya – The Lost Canvas?

1 COMENTÁRIO

  1. Só uma coisa, poucas das séries anteriores aconteceram no Japão.

    A saga do Santuário foi na Grécia, Asgad no estremo norte da Europa, Poseidon no Templo de Poseidon (no fundo do mar), Hades foi parte na Grécia (Santuário), no Meikai e nos Elíseos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui