Cinema especial – Tom Cruise

Textos relacionados

TOM CRUISE atingiu sucesso extraordinário como ator, produtor e filantropo em uma carreira que se estende por duas décadas. Foi indicado três vezes ao Oscar e três vezes ganhador do Globo de Ouro. Seus filmes arrecadaram mais de seis bilhões de dólares no mundo inteiro, uma realização incomparável.

Nos 28 anos desde que se tornou ator, a versatilidade de Cruise é evidenciada pelos filmes variados e papéis que escolhe. Ele já fez 37 filmes e trabalhou com uma lista notável de diretores de cinema famosos, entre eles Francis Ford Coppola, Paul Brickman, Ridley Scott, Tony Scott, Martin Scorsese, Barry Levinson, Oliver Stone, Ron Howard, Rob Reiner, Sydney Pollack, Neil Jordan, Brian de Palma, Cameron Crowe, Stanley Kubrick, Paul Thomas Anderson, John Woo, Steven Spielberg, Michael Mann, J.J. Abrams, Robert Redford, Bryan Singer, e agora James Mangold.

Operação Valquíria

Cruise estrela com Cameron Diaz a comédia de ação romântica “Encontro Explosivo”. Em breve, ele filmará “Missão Impossível 4”. Esta franquia já arrecadou mais de dois bilhões de dólares no mundo inteiro desde que Cruise começou a produzir os filmes na Paramount, atuando como o protagonista, o lendário espião Ethan Hunt. “Missão Impossível” foi o filme de maior arrecadação da Paramount em 1996. Cruise está produzindo “Missão Impossível 4” com J.J. Abrams.

Em 2008, Cruise interpretou o oficial alemão Coronel Claus von Stauffenberg, no sucesso mundial de crítica e público “Operação Valquíria”, suspense histórico sobre a tentativa de assassinato de Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. Dirigido por Bryan Singer, o filme arrecadou quase 200 milhões de dólares internacionalmente, tornando-se o quinto filme de maior arrecadação baseado na Segunda Guerra Mundial. Também participou da comédia de sucesso de Ben Stiller “Trovão Tropical”, no papel do magnata do cinema hollywoodiano sem papas na língua Les Grossman. Cruise ganhou a sétima indicação ao Globo de Ouro pelo desempenho como Grossman, personagem que criou.

Missão impossível 3

Cruise recebeu indicações ao Oscar de Melhor Ator por “Nascido em Quatro de Julho” e “Jerry Maguire”, além de uma indicação a Melhor Ator Coadjuvante por “Magnólia”. Ele também recebeu Globos de Ouro de Melhor Ator por “Nascido em Quatro de Julho” e “Jerry Maguire”, bem como Melhor Ator Coadjuvante por “Magnólia”, e indicações por seus papéis em “Negócio Arriscado”, “Questão de Honra”, “O Último Samurai” e “Trovão Tropical”. Recebeu inúmeras indicações e prêmios como ator, entre eles o BAFTA, Screen Actors Guild, Chicago Film Critics Association e National Board of Review.

Produziu ou foi produtor executivo de dezessete filmes, entre eles “Operação Valquíria”, todos os filmes da franquia “Missão Impossível”, “O Último Samurai”, “Narc”, “Vanilla Sky”, “Os Outros”, “O Preço de uma Verdade” e “Prova de Fogo”, entre outros.

Cruise foi premiado com homenagens que variam do Hasty Pudding Man of the Year Award de Harvard ao John Huston Award da Artists Rights Foundation, e o The American Cinematheque Award por Realizações de Destaque no Cinema. Ele foi lembrado como o único astro de Hollywood a ter seu próprio dia no Japão – Dia de Tom Cruise –, celebrado anualmente em 6 de outubro.

Enquanto continua a explorar novos desafios artísticos, Cruise usa seu sucesso profissional como um veículo para mudanças positivas, tornando-se um ativista e filantropo internacional nos campos de saúde e educação. Ele foi homenageado pela organização Mentor-LA por seu trabalho em nome das crianças de Los Angeles e de todo o mundo. Em maio de 2011, ele receberá o Simon Wiesenthal Humanitarian Award. Cruise mora em Los Angeles com a esposa Kate e seus três filhos.

não deixe de ler

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img

Veja também