Vem aí a cinebiografia de Lope de Vega

A biografia de Lope de Vega, um dos primeiros teóricos do teatro moderno, chegará em breve aos cinemas brasileiros com Lope, novo filme de Andrucha Waddington que terá distribuição da Warner Bros. Pictures.

Um dos mais importantes nomes da literatura e da dramaturgia mundiais, Lope de Vega foi um grande inovador, tendo publicado, em 1609, “Nuevo Arte de Hacer Comedias en Este Tiempo”, um dos primeiros ensaios sobre dramaturgia. Entre suas principais obras estão La Arcadia, Fuenteovejuna, El Caballero de Olmedo, El Castigo Sin Venganza e La Dortea, além de centenas de comédias, romances, poemas épicos, líricos e burlescos, livros religiosos e históricos.
Lope
Curiosamente, Lope de Vega tinha um contato direto com dramaturgos importantes e contemporâneos a ele, como Miguel de Cervantes. Jordi Gasull, roteirista do longa-metragem Lope, comenta: “Cervantes sempre sonhou em ser dramaturgo e Lope novelista, mas é engraçado como as coisas mudam… Cervantes alcançou a fama com uma novela, Don Quixote, e Lope com o teatro”.
Lope
O filme dirigido por Andrucha Waddington (Eu Tu Eles) narra um período da vida de Lope em que ele ainda não é o conhecido dramaturgo Lope de Vega. Na trama, é apenas um jovem que chega a Madri após a guerra, cidade onde tudo acontecia no século XVI e capital cultural em ebulição, como o jovem que está prestes a descobrir o teatro e o amor.
Lope
 Para interpretar Lope, o escolhido foi o ator argentino Alberto Ammann, vencedor do prêmio Goya por seu desempenho como protagonista de Celda 211, de Daniel Monzón. No elenco principal estão ainda as atrizes espanholas Pilar López de Ayala (Juana La Loca e Obaba), vencedora dos prêmios Goya e do Festival de San Sebástian, e Leonor Watling (Fale com Ela). A convite de Andrucha, Selton Mello (Meu nome não é Johnny, A mulher invisível) e Sonia Braga também integram o elenco principal.
Lope
O roteiro do filme é de Ignácio del Moral (Segunda Feira Ao Sol) e Jordi Gasull (El Viaje de Arián). A direção de arte ficou a cargo do espanhol César Macarron. O brasileiro Ricardo Della Rosa assina a direção de fotografia. A equipe técnica inclui também a figurinista espanhola Tatiana Hernandez e o maquiador mexicano radicado no Brasil Martín Macías Trujillo. A trilha sonora é de Fernando Velázquez.
Lope
Lope estreia no Brasil em 26 de novembro e será distribuído pela Warner Bros. Pictures, que também coproduz o filme em conjunto com Conspiração Filmes, El Toro Pictures, Ikiru Films, Antena 3 Films, Telefónica e Moonshot Pictures.

Veja na TV Daiblog o trailer de Lope legendado em português:

2 COMENTÁRIOS

  1. eu já li em alguns sites que por causa da semelhança, a atriz Pilar Lopez éstá sendo chamada de "Kristen Stewart espanhola"! eu acho as duas bem parecidas! queria saber a opinião de voçês!Marcos Painter Punch.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui