Super Hiper Mega Banner

Perfil - Javier Bardem



Javier Bardem foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Oscar de Melhor Ator, uma honra recebida por sua interpretação do poeta e dissidente cubano Reinaldo Arenas em Antes do Anoitecer de Julia Schnabel. Ele também foi nomeado Melhor Ator no Festival de Veneza pelo mesmo papel, o que lhe rendeu honrarias da National Society of Film Critics, do Independent Spirit Award e do National Board of Review, além de uma indicação ao Globo de Ouro também como Melhor Ator. Javier recebeu um total de sete indicações e quatro premiações do Goya Award, o equivalente espanhol ao Oscar.

Mais recentemente, Javier estrelou no filme aclamado pela crítica Onde os Fracos Não Têm Vez, dirigido por Joel e Ethan Coen. Por seu papel como o arrepiante Anton Chigurth, Bardem ganhou um Oscar como Melhor Ator Coadjuvante, um Globo de Ouro, o Screen Actors Guild e o NY Film Critics Award. O filme ganhou um Oscar de Melhor Filme e outro foi concedido aos irmãos Coen como Melhor Diretor. O elenco, que também integra Tommy Lee Jones, Josh Brolin e Woody Harrelson, ganhou um Screen Actors Guild por Melhor Elenco e também um National Board of Review Award.

Em 2004, Bardem ganhou outro prêmio de Melhor Ator no Festival de Veneza (somente um ator já havia ganhado esse prêmio duas vezes em Veneza) por sua performance em Mar Adentro de Alejandro Amenabar. Por esse papel, também ganhou um Goya e foi indicado ao Globo de Ouro.

Daiblog
Onde os fracos não tem vez

Os outros créditos de Bardem incluem Ovos de Ouro e A Teta e a Lua de Luna; Entre as Pernas, Días Contados (Melhor Ator, San Sebastian), Boca a Boca, Éxtasis; Carne Trêmula de Almodóvar; Perdita Durango, Los Lobos de Washington e Segunda Pele.

Javier Bardem nasceu no dia 1º de março de 1969 em Las Palmas, nas Gran Canarias (Ilhas Canárias, Espanha). Sua mãe é Pilar Bardem, uma renomada atriz que trabalha continuamente desde a metade dos anos 60 até hoje, e seu tio foi Juan Antonio Bardem, um dos mais celebrados diretores espanhóis, aprisionado pelo regime de Franco quando seu Muerte de Un Ciclista recebeu elogios da crítica em Cannes. Muitos outros membros da família Bardem também são atores conhecidos, como seu avô Rafael Bardem e avó Matilde Muñoz Sampedro.

Daiblog
Vicky Cristina Barcelona

Javier tinha quatro anos de idade quando sua mãe lhe deu um papel menor na minissérie espanhola El Picasso. Quando jovem, Bardem estudou pintura na Escuela de Arte Y Ofícios ao mesmo tempo em que interpretava pequenos papéis na TV. Foi no começo dos anos de 1990, quando o diretor espanhol Bigas Luna ofereceu-lhe um papel em As Idades de Lulu, que sua carreira como ator deslanchou.

Após uma pequena participação no filme De Salto Alto, ficou conhecido em 1992 com o papel principal em Jámon Jámon. Bardem foi indicado ao prêmio de Melhor Ator no festival de cinema de San Sebastian e ganhou várias outras premiações por sua atuação.

O amor nos tempos do colera
O amor nos tempos do cólera

Seus trabalhos recentes incluem a estréia de John Malkovich como diretor Guerrilha Sem Face; Segunda-feira ao Sol de Fernando Leon de Aranoa, que foi nomeado melhor filme no festival de cinema de San Sebastian; Colateral de Michael Mann; Sombras de Goya, ao lado de Natalie Portman; e O Amor nos Tempos de Cólera. Em 2008, Javier foi honrado com o prêmio Montecito no Festival de Cinema de Santa Barbara. O ator também trabalhou na comédia Vicky Cristina Barcelona.

Um comentário:

  1. Depois de fazer o papel de um assassino virou galã. Hehehe.

    ResponderExcluir

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.