#887-Tron – O legado

Depois de se assistir ao filme Tron – O legado é possível afirmar com segurança: é o tipo de atração que merece ser vista em 3D. O curioso é que antes de se começar a projeção, uma mensagem surge na tela explicando que não são todas as cenas em terceira dimensão, embora seja recomendado usar os óculos do início ao fim. Antes que alguém reclame, a sequência inicial já desperta a atenção, com uma profundidade que só a tecnologia permite.
 


Uma das frequentes perguntas que surgem é a seguinte: é preciso ter visto Tron – Uma odisseia espacial para entender a continuação? A resposta é: não, mas não é má ideia para quem quiser se aprofundar melhor ou perceber mais detalhes. O roteiro procura fazer um resumo da história anterior e explicar o que aconteceu com Kevin Flynn (Jeff Bridges, de Provocação).
 

Aliando ficção científica com ação, Tron consegue entreter bem. A prova disso é que as quase duas horas de duração passam sem se sentir. Primeiro porque tem muita correria e perseguições. Segundo porque a história é misteriosa e quem assiste se sente como o protagonista Sam Flynn (Garrett Hedlund), isto é, sem entender nada. Então todo mundo presta atenção para ver se compreende algo.

Em resumo, o filme mostra a aventura que Sam vai viver. Ainda criança ele se tornou herdeiro de uma empresa de informática depois que seu pai (Brigdes) desapareceu. Já crescido ele acaba por descobrir o que aconteceu com o pai quando acidentalmente é transportado para um mundo digital onde programas tem vida e vivem numa sociedade autoritária e violenta.
 

A partir daí o que aparece são lutas e perseguições (responsáveis pelos melhores momentos do filme, por sinal) e explicações sobre o que são os programas ou outros seres, como a personagem Quorra (interpretada pela bela Olivia Wilde, de Turistas). Entre os pontos altos está a eficiente trilha sonora da dupla Daft Punk – embora em diversos instantes lembre músicas do suspense Ilha do medo.

E é impossível também não elogiar todo o visual de Tron. As cores e toda a concepção do mundo paralelo enchem os olhos. Assim como Avatar, é o tipo de filme que proporciona uma verdadeira viagem a um universo diferente. E é uma coisa boa entrar tanto na trama a ponto de depois continuar com ela na memória. Alguns momentos se tornam vertiginosos por causa do 3D, mas nada que incomode tanto. E por falar em tecnologia, a maquiagem usada em Jeff Bridges é inacreditável. Ele consegue ser jovem e velho ao mesmo tempo. Quem não conhece o ator pode até se confundir sobre a real idade do artista. Algo que aconteceu com Brad Pitt no drama O curioso caso de Benjamin Button.
 

O mais curioso é que não parece tanto um filme Disney pela seriedade que ele tenta transmitir. Alguns elementos clássicos estão presentes como os personagens trapalhões para quebrar a tensão ou a importância dos valores familiares. Mesmo assim é uma corajosa aposta dos estúdios, que resgataram uma franquia forte e que tem tudo para ser sucesso.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer de Tron – O legado dublado em português:

TRON: Legacy (EUA, 2010) Dirigido por Joseph Kosinski. Com: Jeff Bridges, Garrett Hedlund, Olivia Wilde, Bruce Boxleitner, James Frain, Beau Garrett, Michael Sheen, Anis Cheurfa, Serinda Swan, Yaya DaCosta, Elizabeth Mathis…
 Quer ver o filme Tron – O legado?

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu odiei o filme. Sorte a minha não ter ido ver em 3D.

    O filme é frio demais,falta humor,faltou emoção,sem contar que,o final dele,foi o pior fim de filmes que eu já vi em toda a minha vida!

    Enrolados e Nárnia dão de 10×0 em TRON.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui