#895-As viagens de Gulliver

Antes de começar, devo lamentar o fato do filme não ter sido exibido em 3D para a imprensa – por causa de uma limitação do exibidor, além de ser uma cópia dublada. Desse modo essa crítica não se baseia no filme do modo como ele foi imaginado, já que todos os efeitos em terceira dimensão infelizmente não puderam ser vistos pelos jornalistas.

Todo mundo conhece (ou pelo menos já ouviu falar) das histórias de Gulliver e suas aventuras com o diminuto povo de Liliput. Esta versão de Hollywood da uma adaptada e traz o “gigante” para os dias de hoje.
 
Gulliver (Jack Black, de King Kong, O amor não tira férias, Kung fu panda) trabalha na expedição de uma redação, mas não fica claro se é de um jornal ou revista. Ele sonha em convidar a editora de viagens, Darcy (Amanda Peet, de 2012 e Ensinando a viver), para sair, mas nunca consegue. Certo dia, quando finalmente toma coragem, amarela na última hora e acaba se candidatando para escrever uma matéria sobre o misterioso Triângulo das Bermudas.
 


No caminho, o protagonista encontra um redemoinho no mar que leva seu barco. Quando acorda, está numa praia sendo amarrado por pequeninos seres chamados Liliputianos. O novo gigante vai para o calabouço e encontra Horatio. Os dois acabam ficando amigos e Gulliver o ajuda a conquistar o coração da princesa de Lilliput (Emily Blunt, de O diabo veste Prada, A jovem rainha Vitória).
 

Os méritos do filme são poucos, apesar de divertido, o roteiro é raso como um pires. Só se salva pela comicidade natural de Jack Black. Destaque para as referências a filmes e séries, que são engraçadíssimas. Na parte técnica, os efeitos especais são apenas medianos, mas o que se destaca é a trilha sonora de Henry Jackman, que em muito lembra composições de nomes como John Williams e Hans Zimmer.
 

Ao final, o saldo do filme é positivo. É divertido, mas exclusivamente por causa de um nome: Jack Black – um dos grandes comediantes americanos. Ele pode até ser um pouco careteiro, mas seu carisma é inegável.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme As viagens de Gulliver em português:

Gulliver’s Travels (EUA, 2010) Dirigido por Rob Letterman. Com Jack Black, Jason Segel, Emily Blunt, Amanda Peet, Billy Connolly, Chris O’Dowd, T.J. Miller, James Corden, Catherine Tate, Emmanuel Quatra…

 Quer ver o filme As viagens de Gulliver?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui