Super Hiper Mega Banner

Cinema Especial - Matt Damon

Matt Damon recebeu elogios por seu trabalho diante e por trás das câmeras, inclusive um Oscar® de Melhor Roteiro e uma indicação ao Oscar® de Melhor Ator. Em breve estará no drama da vida real “Invictus”, dirigido por Clint Eastwood, previsto para ser lançado nos EUA em dezembro. Em março de 2010, Damon estará no suspense “Green Zone”, dirigido por Paul Greengrass.

Seus projetos incluem também o filme independente “Margaret”, dirigido por Kenneth Lonergan, e “The Adjustment Bureau”, que está filmando sob a direção de George Nolfi. Na TV, Damon atuou e foi produtor-executivo em “The People Speak”, baseado num livro que tem como um dos autores o famoso historiador Howard Zinn, apresentando leituras dramáticas e atuações de famosos nomes da indústria de entretenimento.

 Invictus


O Desinformante! é o quinto trabalho de Damon com Steven Soderbergh. Foram parceiros nas comédias de ação “Onze Homens e um Segredo”, “Doze Homens e Outro Segredo” e “Treze Homens e um Novo Segredo”. Damon ainda fez um papel pequeno na segunda parte da biografia épica “Che”, do mesmo diretor.

Em 2007, Damon estrelou como Jason Bourne no filme dirigido por Paul Greengrass, o sucesso “O Ultimato Bourne”, reprisando o papel do campeão de bilheteria de 2002, “A Identidade Bourne”, dirigido por Doug Liman, reprisado na primeira seqüência, “A Supremacia Bourne”, para o diretor Greengrass.

O desinformante!
Seus filmes recentes incluem o filme dirigido por Martin Scorsese, vencedor do Oscar® de Melhor Filme, “Os Infiltrados”, com Leonardo DiCaprio, Jack Nicholson e Mark Wahlberg; o suspense dramático dirigido por Robert De Niro, “O Bom Pastor”, com De Niro e Angelina Jolie; e o suspense geopolítico dirigido por Stephen Gaghan, “Syriana - A Indústria do Petróleo”, com George Clooney.

Natural de Boston, Damon cursou a Universidade de Harvard e obteve sua primeira experiência como ator no American Repertory Theatre. Estreou no cinema em “Três Mulheres, Três Amores”, seguindo-se “Código de Honra”, o filme de Walter Hill, “Gerônimo: uma Lenda Americana”, os projetos para a TV a cabo “Rising Son” e o filme dirigido por Tommy Lee Jones, “Os Bons e Velhos Companheiros”. Chamou atenção com o papel de um veterano da Guerra do Golfo consumido pela culpa, atormentado por lembranças de um incidente no campo de batalha no filme de 1996, “Coragem sob Fogo”.

Invictus

Com seu amigo de toda a vida Ben Affleck, Damon escreveu o aclamado drama (1997) “Gênio Indomável”, pelo qual receberam um Oscar® e um Globo de Ouro®, além de diversos prêmios de críticos por Melhor Roteiro Original. Damon ainda recebeu indicações para Melhor Ator no Oscar®, no Globo de Ouro® e no Screen Actors Guild (SAG). No mesmo ano, estrelou no papel de um jovem advogado idealista o filme de Francis Ford Coppola, “O Homem que Fazia Chover”, e fez uma pequena aparição no filme de Kevin Smith, “Procura-se Amy”.

No ano seguinte, Damon foi o protagonista do filme premiado de Steven Spielberg, o drama da Segunda Guerra “O Resgate do Soldado Ryan”, e estrelou o drama de John Dahl, “Cartas na Mesa”, com Edward Norton. Damon recebeu a terceira indicação para o Globo de Ouro® pelo papel no filme de 1999, “O Talentoso Ripley”, dirigido por Anthony Minghella. Com Ben Affleck e com o diretor estrelou a controversa comédia “Dogma”.

Além da vida

Seus créditos incluem o filme de Robert Redford, “Lendas da Vida”; o de Billy Bob Thornton, “Espírito Selvagem”, a comédia dos irmãos Farrelly, “Ligado em você”, com Greg Kinnear; o filme de Terry Gilliam, “Os irmãos Grimm”, com Heath Ledger; e um pequeno papel no filme de George Clooney “Confissões de uma Mente Perigosa”.

Damon e Affleck formaram a produtora LivePlanet para produzir filmes, programas de televisão e projetos de novas mídias. A LivePlanet produziu três temporadas indicadas ao Emmy de “Project Greenlight”, relatando a realização de filmes independentes por escritores e diretores novatos. Os filmes do “Project Greenlight” feitos até hoje são “Stolen Summer”, “The Battle of Shaker Heights” e “Feast”. A LivePlanet também produziu o documentário “Running the Sahara”, dirigido pelo ganhador do Oscar® James Moll. Damon ainda é fundador da H20 Africa e o embaixador para a fundação ONEXONE, que beneficia crianças. 

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.