#919-Skins – Juventude à Flor da Pele

O Daiblog ganhou agora a colaboração de uma pessoa. A jornalista Bianca Barbosa escreverá aqui sobre séries. Viciada em Pretty Little Liars e Gossip Girl, ela estreia hoje com um texto sobre um seriado polêmico. Leia:


* Por Bianca Barbosa

Skins em uma tradução literal quer dizer pele, no entanto é mais comumente utilizado no vocabulário dos adolescentes britânicos como o papel que enrola maconha. Logo de início ao saber essa breve curiosidade já se pode saber que essa série que dura cinco anos não é nem um pouco ortodoxa. É o famoso sexo, drogas e muita festa (não necessariamente com rock’n’roll). Skins, exibido no Brasil pelo canal VH1, conta a história de um grupo de amigos que vivem em Bristol, na Inglaterra, e fazem de tudo, literalmente, para terem um bom divertimento. Isso inclui traficar drogas, gastar muito dinheiro e voltar para casa já amanhecendo em plena semana.


A primeira temporada foi considerada uma inovação na televisão britânica por usar roteristas adolescentes, que passavam a realidade do jovem atual para a telinha (algo que não acontecia até então). A ideia inicial de usar o público alvo como fonte direta foi do experiente roterista Brian Elsley. Ele começou a escrever um seriado para jovens, porém se deu conta que tinha 45 anos e não sabia quais os assuntos que eles falavam em suas conversas, contou em 2009 a revista norte-americana Nylon.
   

 
A série então surgiu tendo como personagens principais Tony (Nicholas Hoult, Direito de Amar), um garoto popular com as meninas, mas que é apaixonado pela namorada Michele (April Pearson) e não tem coragem de admitir. Sid (Mike Bailey) é o melhor amigo de Tony e apaixonado por Michele, Anwar (Dev Patel, de Quem Quer Ser Um Milionário) um muçulmano viciado em sexo, Maxie (Mitch Hewel) um dançarino gay, Cassie (Hannah Murray) apaixonada por Sid e tem problemas sérios de anorexia, Chris (Joseph Dempsie) completamente viciado em usar qualquer tipo de remédio e sexo. Por fim Jal (Larissa Wilson) é uma violinista, certinha e que tenta consertar todos do grupo.

Sim, são muitos personagens, mas o suficiente para provocar crises, brigas e confusões. A organização dos episódios também é algo característico, cada um conta a história de um personagem mais a fundo, a vida em família, segredos. No season finale (último episódio) é o fechamento em grupo, e normalmente a cada duas temporadas é trocado o elenco e consequentemente os personagens.
 


Entretanto depois de cinco anos, críticos como Jim Shelley do The Mirror escreveram que a série é “no longer cool” e re-usa clichês: o misterioso herói, a menina bonita e insegura, o nerd/virgem, a menina tímida descobrindo-se sexualmente e a menina irritante que ninguém sabe porque anda com o resto. E ainda se fala que o seriado não é mais escrito por jovens.

Nos Estados Unidos também foi feita uma versão de Skins pela MTV. A enchurrada de criticas também foi grande com justificativos desde de completa cópia do roteiro britânico que não passou por adaptação e até mesmo de indecência. Tanto que marcas como Taco Bell, GM e Wringley retiraram seu patrocínio depois que o Parents Television Control definiram a série como “dangerous”. O canal MTV também retirou as cenas de nudez e colocaram “pii” no lugar dos palavrões falados. Até então não se tem certeza se a versão norte-americana deve passar da primeira temporada.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer da primeira temporada de Skins:

Skins (Reino Unido, 2007 / …) Criado por Bryan Elsley, Jamie Brittain. Com Joseph Dempsie, Mike Bailey, April Pearson, Mitch Hewer, Nicholas Hoult, Larissa Wilson, Dev Patel…

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui