#932-A Garota da Capa Vermelha

Quem tem medo do Lobo Mau? Pelo visto quase todos os habitantes de Daggerhorn, vilarejo medieval onde é ambientado A Garota da Capa Vermelha. Dirigido por Catherine Hardwicke, responsável por Crepúsculo, o longa repete vários elementos do fenômeno vampiresco na tentativa de agradar mais uma vez o público adolescente.

Por isso que a história traz novamente um triângulo amoroso composto pela mocinha Valerie (Amanda Seyfried, de Garota Infernal, O Preço De Uma Traição) e dois galãs: o lenhador Peter (Shiloh Fernandez) e o ferreiro Henry (Max Irons, de O Retrato de Dorian Gray). Apaixonada desde a infância por Peter, Valerie pretende fugir com o amado no melhor estilo romance de banca de revista. 

Mas ela descobre que está com casamento marcado com Henry. Como não se bastasse o dilema sentimental, a protagonista ainda tem outra coisa para se preocupar: um terrível lobo ameaça os moradores da pequena cidade.

Na verdade trata-se de um lobisomem, cuja identidade é um mistério mantido até o final. Esta não é a única diferença em relação à fábula original. A história, assinada por David Johnson – roteirista que surpreendeu (quase) todos com A Órfã – consegue fazer com que o conhecido conto de fadas Chapeuzinho Vermelho, dos irmãos Grimm, consiga continuar interessante.

O clássico diálogo “Que olhos grande você tem” aparece na telona, o que causou risadas do público durante a pré-estreia. A capa vermelha usada pela menina, a cesta para a vovozinha e machadadas no final são outros detalhes que foram mantidos fieis na adaptação.

Outro ponto competente é a fotografia, que encanta os olhos com belas imagens. A direção de arte também merece destaque, com uma cidadezinha linda e sombria. Realmente parece que tudo saiu de um livro de contos da carochinha.

Fazem parte do elenco a vencedora do Oscar Julie Christie (Longe Dela), no papel da vovozinha e Gary Oldman (Harry Potter e a Ordem da Fênix), que interpreta Solomon, um padre-caçador que usa a fé e a força física com a intenção de aniquiliar de uma vez por todas o lobisomem. Os dois atores acrescentam uma maturidade à produção, que por si só parece ser voltada para os jovens.

Alguns momentos de suspense e violência surpreendem por quebrar o clima romântico dos personagens principais. Não é apenas um filme de amores impossíveis, embora, no final das contas, o resultado não seja muito diferente do que se possa esperar.

A Garota da Capa Vermelha tem um ritmo muito bom e movimentado, o que prende a atenção. As dúvidas sobre quem é o lobisomem também são positivas. Só que Hardwicke parece subestimar a inteligência do público, deixando as informações mastigadinhas. Flashbacks desnecessários repetem cenas exibidas recentemente e a impressão que se tem é que o filme poderia se sair bem melhor se abandonasse o tom folhetinesco e assumisse um tom mais sério. Em outras palavras, estava mais que na hora da Chapeuzinho Vermelho crescer.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme A Garota da Capa Vermelha:



Red Riding Hood (EUA / Canadá, 2011) Dirigido por Catherine Hardwicke. Com Amanda Seyfried, Gary Oldman, Billy Burke, Shiloh Fernandez, Max Irons, Virginia Madsen, Lukas Haas, Julie Christie, Shauna Kain…

Daiblog Quer ver o filme A Garota da Capa Vermelha?

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui