#933-VIPs

*Por Antônio da Mala


Wagner Moura (Tropa de Elite) surpreende novamente no vertiginoso VIPs. Sob a direção de Toniko Melo, somos agraciados com mais um ótimo filme dessa nova safra de diretores brasileiros. Baseado em uma história real, o filme gira em torno de Marcelo de Nascimento um rapaz que desde criança sonhava em pilotar aviões. Ele busca esse sonho através de várias mentiras e disfarces, o que o leva-o à situações extremas como se passar pelo filho de um grande empresário.


Novamente no papel de personagem principal, Wagner Moura (Tropa de Elite 2, Cidade Baixa, Romance) carrega muito bem o multifacetado Marcelo ao decorrer do filme, destoando somente na parte inicial onde ele imita um amigo na escola. Essa parte fica tão artificial que parece meio disconexa com o resto do filme.

Mas como ele se redime durante o resto do longa, é mais pertinente o elogio. É necessário também elogiar Gisele Fróes, que faz o papel de Silvia, a mãe de Marcelo. Com seu sofrimento tão perplexamente materno e a constante dúvida que permeia a sua cabeça quando tenta pensar no possível pai de Marcelo, ela cresce durante suas cenas.

Agora, vamos aos pontos ruins do filme. Primeiramente a fotografia, que vai de ruim a ótima. Consegue se sobressair com boas sacadas como quando o traficante fala que odeia as armas e é bem visível ao fundo a parede dele cheia de armas. E decai velozmente quando começa a filmar de dentro da piscina, o que não acrescentou em nada ao filme.

E em segundo lugar, o roteiro cujo grande trunfo é também sua grande falha. Me explico, se não fosse essa tentativa de dar razão aos atos de Marcelo, ou se fosse melhor abordado, o filme ficaria excepcional. Mas como ficou óbvio desde o começo do filme, fica uma desculpa fraca, o que diminui relativamente a trama. Mas enfim, o filme vale sim o ingresso. É certeza que serão duas horas bem aproveitadíssimas.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme VIPs:

VIPs (Brasil, 2010) Dirigido por Toniko Melo. Estrelando Juliano Cazarré, Wagner Moura, Emiliano Ruschel, Jorge D’Elía, Arieta Correia, Gisele Fróes, Norival Rizzo…

 Quer ver o filme VIPs?

1 COMENTÁRIO

  1. (Nota10)Um filme muito bom que não fica devendo nada à filme estrangeiro nenhum! O que logo de início percebi foi que ao ver o bizarro(Marcelo, personagem de Wagner Moura) não restava nada mesmo do "Capitão Nascimento", ou seja, Wagner Moura consegue atuar de forma totalmente inovadora, entrar no novo personagem e fazê- lo também tão marcante quanto o capitão do tropa de elite. Com os próximos trabalhos é certeza que ao olharmos pra esse ator o lembraremos por suas várias e maravilhosas atuações e não só por um papel específico.

    O filme tem um tom de malandragem e sorte do personagem que o torna engraçado e fica divertido se aventurar em suas trocas de personalidade temendo o que possa vir a acontecer e depois ser supreendido com tudo. Simplesmente achei esse filme o máximo e é mais um entre os melhores filmes nacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui