#943-Um Novo Despertar

*Por Antônio da Mala @antoniodamala

Com premissa simples, apesar de estranha, Jodie Foster (O Silêncio dos Inocentes, A Ilha da Imaginação) consegue criar um adorável filme sobre superação. E no processo ainda ressalta o valor de um bom diretor independente da temática do filme. A história gira em torno de Walter Black (Mel Gibson). Dono de uma empresa de brinquedos, ele entra numa depressão profunda, o que leva sua família a uma brutal desestruturação. E que mesmo tentando várias medicações e frequentando psicólogos, só se vê livre da depressão quando encontra um fantoche de castor no lixo.

Pela sinopse e pelo trailer a impressão que se passa é que é uma comédia simplória, mas não se engane: é um ótimo drama. A combinação Jodie Foster na direção e Gibson (Coração Valente, Máquina Mortífera) no papel principal dão um forte fôlego ao filme. Todos os atores, muito bem selecionados por sinal, acompanham bem as nuances do filme.

Mas o destaque fica por conta do Mel Gibson, com uma atuação bipolar onde ele varia de um homem fracassado e morto por dentro, para um enérgico pai e amante – quando fala pelo castor. Utilizando até mesmo de um sotaque e tom de voz diferentes quando usa o fantoche, convence bastante no seu personagem.

Sendo o outro brilho do filme ficando por conta da direção de Foster, que, embora seja mais conhecida pela sua atuação, já dirigiu filmes como Mentes que Brilham e Feriado em Família. O universo que ela construiu para o filme dão um entendimento mais completo à trama. Metáforas visuais que remetem aos castores onde madeira, utensílios, construções e apetrechos aparecem com frequência, dentre várias outras que eu gostaria de falar, mas estragaria a surpresa. Então, fica aqui a dica pra quem quer assistir um bom drama (com equilibradas pitadas de comédia) e fugir dos blockbusters de ação, vejam Um Novo Despertar.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme Um Novo Despertar legendado em português:


The Beaver (EUA, 2011) Dirigido por Jodie Foster. Com Mel Gibson, Cherry Jones, Jodie Foster, Anton Yelchin, Riley Thomas Stewart, Zachary Booth, Jeff Corbett, Jennifer Lawrence, Baylen Thomas…

Daiblog Quer ver o filme Um Novo Despertar?

1 COMENTÁRIO

  1. Mel Gibson interpretou dois personagens em um só, o que se torna um desafio pra qualquer ator, mas ele tirou de letra e atuou de forma brilhante, esse pra mim é o ponto forte do filme, que junto com uma trama de superação e de crise de identidade, problemas psicológicos, fazem valer por vários momentos interessantes, eu gostei.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui