Super Hiper Mega Banner

#974-Confissões

Confissões foi o filme selecionado do Japão para representar o país na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro do ano passado. Sequer fez parte dos finalistas, mas engana-se quem pensa que não é bom. Completamente diferente do universalmente emocionante A Partida - que não só foi indicado como levou a estatueta, Confissões é visceral e polêmico.

Baseado no best-seller de Kanae Minato, o longa-metragem fisga o espectador logo no princípio e apenas com diálogos. O começo mostra a professora Moriguchi (Takako Matsu) explicando que deixará a escola. Desatenta, a classe não presta a atenção até ela dizer o motivo: a filha dela morreu e dois alunos que estavam naquela sala eram os assassinos.

A partir daí a trama mostra para que veio e momentos tensos e dramáticos não faltam. É tanta história (de qualidade) que, passados os primeiros vinte minutos, nos perguntamos o que virá a seguir. Mas é aí que o filme justifica o título e aparecem as confissões de outros personagens envolvidos com a tragédia. Tomando a preocupação de não tornar repetitivo ao apresentar novos pontos de vista de um mesmo fato, os relatos se complementam, acrescentando mais informações e se aprofundando nas personagens.
É mais uma película sobre vingança. A diferença é a forma que é contada e como ela se reinventa durante a projeção. Em alguns momentos é difícil reconhecer quem é o protagonista, já que algumas personagens assumem o comando a história em cada capítulo. O elenco todo está bem e até os pequenos atores mostram competência e maturidade em papéis perturbadores.
Com uma bela fotografia com tons frios e uma estética bonita, o filme surpreende a cada minuto. É verdade que existe uma overdose de câmera lenta - parece, inclusive, que o recurso parece ser usado apenas pelo resultado estético do que funcional - mas isso não ofusca todos os méritos desta imperdível produção.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme Confissões:


Kokuhaku (Japão, 2010) Dirigido por Tetsuya Nakashima. Com Takako Matsu, Yoshino Kimura, Masaki Okada, Yukito Nishii, Kaoru Fujiwara, Ai Hashimoto, Hirofumi Arai, Makiya Yamaguchi, Ikuyo Kuroda...


Daiblog Quer ver o filme Confissões?

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.