Super Hiper Mega Banner

#986-Trabalhar Cansa




A dupla Juliana Rojas e Marco Dutra consegue fazer o público o sentir uma série de sensações: medo, riso, apreensão. Trabalhar Cansa foi um dos filmes mais esperados do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O longa-metragem - primeiro dos dois cineastas - ganhou fama por ter feito parte da conceituada mostra Un Certain Regard, no Festival de Cinema de Cannes deste ano. A participação dos diretores no evento internacional, contudo, não foi exatamente uma novidade. Eles já são habituées e participaram também com os curtas anteriores As Sombras, O Lençol Branco e Um Ramo.

Apesar do desafio da duração maior eles mantiveram a qualidade e bom ritmo ao contar uma história a história de Helena (a atriz de teatro Helena Albergaria), uma mulher que tem o sonho de abrir um mercadinho. O filme já começa com ela escolhendo o ponto. Só que o problema (o primeiro, de muitos que virão em seguida) é que seu marido Otávio (Marat Descartes, de Os Inquilinos) acabou de perder o emprego. Mesmo em situação financeiramente delicada ela investe no empreendimento, que começa a apresentar uma série de empecilhos.

As adversidades podem ser vistas como "azar" ou de origem sobrenatural. É aí que a trama fica mais interessante, pois pode ser vista como paranóia ou como algo realmente além da compreensão. Misturando um drama familiar com filme de suspense e terror, Trabalhar Cansa fala de questões do mercado de trabalho. É isso que une todos os personagens - da nova empregada doméstica em busca de carteira assinada ao funcionário do novo mercadinho.
"A inversão de papéis", como definiu Juliana Rojas, é o tema principal - a protagonista era dona de casa e passou a se tornar patroa de outras pessoas, enquanto o marido que sempre trabalhou está procurando uma função. Só que isto ganha um novo olhar quando o mercadinho parece ter alguma urucubaca que interfere cada vez mais na vida de toda a família.
Com distribuição da Polifimes, Trabalhar Cansa deve estrear nos cinemas nacionais no final de agosto. Não serão muitas cópias, mas a dupla de cineastas (que também escreve o roteiro de seus filmes) acredita que a propaganda boca a boca pode fazer com que o longa-metragem permaneça mais tempo em cartaz e possa ser exibido em outras praças.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer de Trabalhar Cansa legendado em português na TV Daiblog:


Trabalhar Cansa (Brasil, 2011) Dirigido por Marco Dutra, Juliana Rojas. Com Helena Albergaria, Marat Descartes, Naloana Lima, Gilda Nomacce, Marina Flores, Lilian Blanc...

Fique ligado no Daiblog para mais informações sobre o evento na cobertura do 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro! Veja o que já foi publicado:

Conheça o juri do prêmio da Câmara Legislativa do Festival de Brasília
Shows agitam o 44º Festival de Brasília
Crítica de As Hiper Mulheres
Shows agitam o 44º Festival de Brasília
Crítica de Rock Brasília - Era de Ouro
Galeria Daiblog - Noite de abertura do Festival de Brasília
Estrelas do rock confirmam presença no Festival de Brasília
32 produções fazem parte do Festivalzinho Animado
Mostra exibe trabalhos de cineastas premiadas
Primeiros Filmes de cineastas estão no Festival de Brasília
Veja a programação da Mostra Panorama Brasil
R$ 425 mil em prêmios no Festival de Brasília
Rock Brasília – Era de Ouro abrirá Festival de Brasília
Confira os selecionados do Festival de Brasília.

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.