Super Hiper Mega Banner

#989-O Filme dos Espíritos

*Por Raissa Saraiva



O filão espírita ganhou mais um componente. Impulsionado pelas bilheterias de Nosso Lar e Chico Xavier, chega aos cinemas O Filme dos Espíritos, trama inspirada em O Livro dos Espíritos, leitura básica da filosofia que crê na reencarnação. Dirigido por André Marouço e Michel Dubret, o longa integra as comemorações do aniversário do ícone do Espiritismo (e autor do livro), Allan Kardec, celebrado em três de outubro.

Quem guia a história é Bruno (Reinaldo Rodrigues), psiquiatra em crise após a morte da esposa, que acaba buscando conforto na bebida. O rapaz é ex-aluno de Levy (Nelson Xavier, protagonista de Chico Xavier), que saiu da vida acadêmica para atender pacientes com deficiência intelectual. Em um momento de completo desespero, Bruno pensa no suicídio. É aí que um desconhecido lhe entrega um exemplar do Livro dos Espíritos e afirma que a obra pode mudar vidas. Apesar da resistência, o psiquiatra percebe que as respostas de muitas dúvidas podem estar escondidas dentro da obra.


O roteiro de O Filme dos Espíritos foi composto a partir da junção de oito curtas-metragens selecionados pelo Projeto Mundo Maior de Cinema entre quase 100 projetos recebidos em 2009. O resultado foi uma história repleta de personagens e núcleos que interagem sempre pelo personagem Bruno, em momentos diferentes de sua jornada. Como pano de fundo, a trama aborda interpretações do Espiritismo sobre aborto, deficiência, câncer e morte, com teorias no mínimo interessantes para os que não praticam a filosofia.

Apesar do início lento e um tanto confuso, a produção atiça a curiosidade pela relação entre os personagens. Filmado em locais que vão desde a cidade de Cajazeiras, no interior da Paraíba, até a praia de Ubatuba, em São Paulo, a produção merece destaque pela exploração de diferentes planos de câmera, assim como a maquiagem, que deixa irreconhecível a apresentadora Luciana Gimenez no papel de madrasta do protagonista. O filme é uma boa pedida para acompanhar a nova vertente do cinema brasileiro, que parece ainda ter longa carreira.

Também fazem parte do elenco Ana Rosa (figura carimbada na maioria das produções do gênero), Briza Menezes, Alethea Miranda, Ênio Gonçalves (da novela Meu Pé de Laranja Lima), Etty Fraser e Sandra Corveloni, vencedora do prêmio de melhor atriz do Festival de Cinema de Cannes em 2008 pelo filme Linha de Passe.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer de O Filme dos Espíritos:


O Filme dos Espíritos (Brasil, 2011). Dirigido por André Marouço e Michel Dubret. Com Reinaldo Rodrigues, Nelson Xavier, Ana Rosa, Briza Menezes, Alethea Miranda, Ênio Gonçalves, Etty Fraser, Luciana Gimezes, Sandra Corveloni, Blota Filho...

Daiblog Quer ver o filme O Filme dos Espíritos?

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.