Super Hiper Mega Banner

#995-Primeira Página: Por Dentro do NYT

*Por Bianca Baptista  biancabaptista@daiblog.com.br (Festival do Rio)

Até que ponto jornalistas são éticos e imparciais ao fazer denúncias por meio de fontes exclusivas? Primeira Página: Por Dentro do New York Times é um documentário engajado em discutir a possível crise no mundo da informação que inclui a ética de publicar informações verdadeiras, não copiadas, além dos problemas enfrentados pelos meios impressos. O diretor Andrew Rossi se infiltrou legalmente pela equipe do New York Times, principalmente entre os grandes figurões como o editor de mídia Bruce Headlam, David Carr, um dos mais importantes colunistas do jornal e ainda o editor executivo Bill Keller.

De certa maneira, o filme é uma publicidade um pouco disfarçada do colunista, David Carr, de um dos mais importantes jornais de circulação. Mas, no entanto, Andrew Rossi, continua com o instinto de documentarista e toca em pontos fracos do NYT, como os escândalos de falsas informações, como ocorreu com a ex-repórter Judith Smith, ao publicar que o Iraque possuia armas de destruição em massa, além de utilização dos documentos e vídeos liberados pelo Wikileaks pouco antes do criador do site, Julian Assange ser preso em Londres.

O excesso de confiança em fontes como forma de comprometer as informações dadas não é a única crise [escondida até] pelo próprio editor e staff do jornal. As lendas que contam o desaparecimento dos jornais assombram o meio. Provocaram a quebra de diversos jornais como do grupo Tribune, que inclui o LA Times e culminaram com o NYT estabelecendo assinatura virtual para poder-se ler uma certa quantidades de matérias publicadas. Mesmo assim, como o próprio documentário reproduz, cerca de 100 funcionários, inclusive a maioria que trabalhava há mais de 20 anos na empresa, foram demitidos por falta de verbas. Houve, ainda, o hipotecamento do prédio da redação (localizada no centro de Manhattan).
Primeira Página é um documentário sobre um meio, como o próprio título deixa claro e faz uma propaganda frente à imagem quase que lendária do jornal nova-iorquino, mas também mostra todos os corpos [ou quase todos] nos armários da redação do jornal. Deixando de certa maneira o colunista e defensor ferrenho do NYT, David Carr, exaltado por diversas vezes ao longo da exibição. É um documentário sobre do que é feita a mídia, da podridão à qualidade.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog
Page One, Inside de New York Times (EUA, 2011). Dirigido por Andrew Rossi. Com Sarah Ellison, David Carr, Bruce Headlam, Richard Pérez-Peña...

Veja aqui o trailer do filme Primeira Página: Por Dentro do NYT:

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.