Crítica: Apollo 18 desperdiça uma ideia boa

*Por Ray de Aguiarraydeaguiar@daiblog.com.br

Eu sempre tento analisar os pontos positivos de um filme, por mais que a crítica em geral o considere abaixo do nível mediano. No filme Apollo 18, encontrei apenas um. Já os negativos… O longa-metragem se baseia numa lenda da Nasa, por assim dizer. A última missão tripulada à Lua foi a Apollo 17. Mas teorias da conspiração afirmam que houve sim a missão Apollo 18, com a qual os astronautas encontraram seres estranhos no satélite terrestre, fazendo com que as missões fossem canceladas e nem os EUA nem a ex-União Soviética ousassem pisar em solo lunar novamente.

Ponto negativo: os personagens são muito mal apresentados. Vão contando histórias para fazer rir, de modo a ter algum vínculo com o espectador. Não há profundidade nas interpretações. Nem é esse o objetivo do filme, claramente feito para causar um ou dois sustos. Outro ponto negativo: a produção. O filme foi feito a toque de caixa pelo produtor russo Timur Bekmambetov. Se é pra ser feito dessa maneira, é melhor nem fazer. É um desrespeito para com a sétima arte fazer um filme de qualquer jeito.




Apollo 18 tenta pegar carona em sucessos como A Bruxa de Blair e o recente Atividade Paranormal, na qual a qualidade da imagem é propositalmente ruim, como uma espécie de falso documentário, no qual o que importa são os sustos causados por momentos que não são captados nitidamente pela câmera, tentando causar certa insegurança na plateia. Poderiam aprender algumas coisas com Os Outros, filme de 2001 estrelado por Nicole Kidman, que assusta por uma belíssima combinação de trilha sonora, ângulos de câmera e deduções do que não aparece em cena.

O ponto positivo do filme? É tentar algo fora do comum, arriscar em um gênero que é difícil de dar certo. Não foi dessa vez, mas só acerta quem tenta. Quem sabe numa próxima vez. Espero que com um pouco mais de planejamento. Com uma história dessas em mãos, poderia ter sido feito muito mais.
Cotação do Daiblog: Daiblog

Veja aqui o trailer de Apollo 18:

Apollo 18 (EUA, 2011) Dirigido por: Gonzalo López-Gallego. Com: Warren Christie, Lloyd Owen.

1 COMENTÁRIO

  1. Não gostei desse filme, na minha opnião é um dos piores que saiu no ano de 2011. Não digo pelas imagens e nem qualidade do filme, considero o estilo de filmagem e o áudio muito bem personalizado pro ambiente da estória, mas essa de querer dizer que foi real já é coisa batida, e dessa vez muito pouco foi explorado no filme, suspense raso e poucas ou nenhuma cena realmente impactante, ficou o tempo todo morno e termina morno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui