#999-Contágio

*Por Raissa Saraiva

Se existe um tema que continua impactando o público, independente de raça, nacionalidade ou religião, é a saúde. Em um mundo onde é cada vez mais constante a preocupação com qualidade de vida, nada pode ser mais apavorante do que uma misteriosa e potente pandemia global. Nesse meio, se desenrola a trama de Contágio, escrito por Scott Z. Burns (O Desinformante) e dirigido por Steven Soderbergh, vencedor do Oscar de melhor diretor por Traffic.

Após uma viagem de trabalho a Hong Kong, Beth (Gwyneth Paltrow, vencedora do Oscar de melhor atriz por Shakespeare Apaixonado) começa a apresentar náuseas, tosse e febre, além de crises convulsivas, que a levam a morte em menos de uma semana. Em poucos dias, outras vítimas com os mesmos sintomas surgem em Tóquio, Londres e Chicago, mostrando reações tão letais quanto as da moça. A velocidade de reprodução e desenvolvimento do vírus chama atenção das autoridades sanitárias mundiais que, sem entender os casos, começam uma corrida contra o tempo para evitar consequências com proporções catastróficas.

Durante todo o filme, a trilha sonora ajuda a compor o ambiente sufocante e paranóico representado na tela: todos são suspeitos de transmitir a doença e qualquer ato pode levar a reações inimagináveis. O roteiro, que contou com a consultoria de especialistas da Universidade de Columbia, é totalmente verossímil, especialmente depois do recente caso (e histeria coletiva) provocado pela Gripe H1N1.

A produção permite que o desenrolar da história seja acompanhado de vários pontos de vista, seja pelos especialistas que tentam produzir uma vacina, pelo marido que perde parte da família e precisa proteger os membros que restam ou pelo intérprete que tem parentes infectados. É impossível não entrar na história e imaginar a sensação de completo desespero. A grande sacada, porém, não é abordar a doença em si, mas a complexa relação humana que a acompanha. O filme consegue, com sucesso, mostrar que, atualmente, o homem, a informação e o dinheiro podem ser tão apavorantes quanto as próprias enfermidades.

No elenco repleto de figuras tarimbadas e vencedoras do Oscar (Matt Damon – Invictus, trilogia A Identidade Bourne; Marion Cottilard – A Origem; Laurence Fishburn – Matrix, Predadores e Kate Winslet – Foi Apenas um Sonho). O ator Jude Law (Sherlock Holmes, O Amor não Tira Férias) se destaca como o blogueiro que acredita que a doença é parte de uma teoria da conspiração da indústria capitalista, dando mais uma prova de que o acesso ao conhecimento pode não ser benéfico em certas situações. Clique aqui para ver vídeos com entrevistas com o elenco do filme!

Contágio é como um soco no estômago, uma chacoalhada, um alerta possível ainda que fictício. Vai ser difícil não refletir sobre como pequenos fatos podem simplesmente revolucionar o planeta.
Cotação do Daiblog:
DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog
Veja aqui o trailer do filme Contágio:

Contagion (EUA, 2011).
Dirigido por Steven Soderbergh. Com Matt Damon, Gwyneth Paltrow, Jude Law, Laurence Fishburne, Marion Cottilard, Kate Winslet, Jennifer Ehle, John Hawkes, Anna Jacoby-Heron, Elliout Gould, Larry Clark, Demetri Eisenberg, Griffin Kane…

1 COMENTÁRIO

  1. Um filme interessante pela visão crítica, de como as pessoas acabam sendo manipuladas por quem tem o poder nas mãos, que defendem primeiramente seus interesses pessoais, diante de um vírus que se alastra pelo mundo, e paralelamente vazam informações se espalhando os boatos, e como as pessoas reagem diante da notícia do perigo, e diante da falta de organização e do desespero por se salvar.

    É um bom filme, mas ficou aquém da promessa pelo elenco que tem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui