Super Hiper Mega Banner

#1017-Um Sonho de Amor

Indicado ao Oscar 2011 na categoria Melhor Figurino, Um Sonho de Amor começa de forma intrigante. Não dá para entender bem onde o filme quer chegar. O diretor Luca Guadagnino (Cem Escovadas Antes de Dormir) foi o responsável também pela história original e roteiro. E ele não se preocupou em deixar evidente, pelo menos no começo, qual é a trama principal ou o gênero da história.

No início o que é possível perceber é o dia de uma rica família que se encontra para um jantar em Milão. Eles se unem para comemorar o aniversário do patriarca. Pouco a pouco compreendemos as particularidades de cada membro daquela geração burguesa. A protagonista é Emma Recchi (Tilda Swinton, de O Curioso Caso de Benjamin Button, As Crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian, Impulsividade), mulher russa que largou tudo para viver na Itália.
Mãe de três filhos, ela parece ter uma vida feliz, assim como todos. Mas, à medida que o roteiro se desenvolve, descobrimos segredos e sentimentos guardados. O tema principal do longa-metragem é o amor, que aparece manifestado nas formas mais simples até as mais trágicas. Uma sinopse poderia estragar Um Sonho de Amor reduzindo esta produção apenas como um conto de infidelidade, mas é muito mais que isso.
Com uma bela fotografia e direção sensível, o filme é elegante, bem cuidado e trata das sutilezas do coração. O ritmo pode desanimar quem não está acostumado com cinema de arte, mas quem aprecia uma história contada de forma especial dificilmente irá se decepcionar. Além das questões da sexualidade, os personagens elaborados possibilitam muitas interpretações sobre suas atitudes. Aí vale lembrar a relação complexa entre Edoardo com o amigo Antonio e a devoção da governanta da casa, Ida. Um filme raro.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblogDaiblog
Veja aqui o trailer do filme Um Sonho de Amor:


Io Sono l'Amore (Itália, 2009) Dirigido por Luca Guadagnino. Com Tilda Swinton, Flavio Parenti, Edoardo Gabbriellini, Alba Rohrwacher, Pippo Delbono, Diane Fleri, Maria Paiato, Marisa Berenson, Waris Ahluwalia...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.