Super Hiper Mega Banner

O perigo dos óculos 3D sem higienização

Quem for ao cinema vai ver que sempre existem lançamentos em 3D. Por isso é bom ter atenção com a higienização dos óculos para que a diversão não vire um transtorno e o espectador fique mais envolvido com problemas do que pelos efeitos tridimensionais do filme. Quem alerta é o oftalmologista Canrobert Oliveira, do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB).
Em São Paulo, na quinta-feira passada, a Fundação Procon considerou descumprida a Lei Estadual nº. 14.472/2011 e autuou seis cinemas de shoppings da Grande São Paulo. Esta Lei trata da obrigatoriedade de higienização dos óculos utilizados na exibição de filmes em terceira dimensão (3D) e determina que os óculos devem ser embalados individualmente em plástico estéril com fechamento à vácuo.

Canrobert entende que a higienização correta feita pelas empresas que recebem pessoas para assistirem aos filmes em suas salas é fundamental, mas aconselha pais e crianças a também limparem com álcool em gel os óculos que recebem na porta do cinema para ver em três dimensões.
O uso dos óculos são fundamentais para que se obtenha a sensação de tridimensionalidade proposta pela produção cinematográfica, mas ao passar de rosto em rosto e de mão em mão a cada sessão, podem estar disseminando agentes viróticos e bacterianos. Há pessoas com cílios tão grandes, os quais podem estar contaminados, e ao rasparem nas lentes transmitem problemas para o próximo usuário. “Todos sabemos que uma pessoa ao falar, tossir ou espirrar expele gotículas de secreção que respingam nos óculos, sem falar nas mãos contaminadas que os pegam, pois nem todos incorporaram os cuidados recomendados, por meio da imprensa e dos órgãos de vigilância sanitária”, comenta.
Canrobert chama a atenção ainda para aqueles espectadores que acostumados a morder a haste dos óculos fazem o mesmo com o equipamento entregue no cinema, “outra forma de contaminação”.  Pessoas que usam óculos de correção refrativa e  colocam os destinados  para assistir os filmes em 3D por cima, podem estar parcialmente mais protegidas, mas também, não há garantia e nem é a condição de todos os espectadores.
Fotos ilustrativas: Daniel Martins

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.