Super Hiper Mega Banner

#1026-A Música Segundo Tom Jobim

*Por Raíssa Saraiva - raissasaraiva@daiblog.com.br

Uma colagem musical. O termo pode muito bem definir o documentário A Música Segundo Tom Jobim, produção que retrata a vida do maestro brasileiro Antônio Carlos Jobim, responsável direto pela divulgação da bossa nova pelo mundo a fora. Dirigido por Nelson Pereira dos Santos (Vidas Secas) e Dora Jobim, neta de Tom, o filme chega ao público próximo ao aniversário de 85 anos de nascimento do músico.

Por meio de diversas fotos e imagens de arquivo, a obra apresenta a discografia de Jobim e suas diversas adaptações pelo planeta. Estão lá versões em inglês, francês e italiano para clássicos como Garota de Ipanema, Eu Sei que Vou Te Amar, Desafinado, Águas de Março, Ela é Carioca e tantos outros. As interpretações são apresentadas não apenas na voz de Jobim, mas de figuras tarimbadas como Elis Regina, Chico Buarque, Diana Krall, Frank Sinatra e Ella Fitzgerald, para citar apenas algumas. Um dos casos mais interessantes aparece no medley que reúne cantores orientais e uma versão dance dos clássicos do músico brasileiro.
A princípio, o filme pode parecer indecifrável e “alternativo” ao extremo: não existem diálogos nem narrações, apenas apresentações musicais. Em alguns momentos é possível acompanhar uma compilação de fotografias trabalhadas para aparentar discretas animações. No decorrer dos 90 minutos de projeção, entretanto, é impossível não ser envolvido pela atmosfera musical, reconhecer as melodias e se flagrar cantarolando as canções. Afinal, todo brasileiro sabe a letra de pelo menos uma música de Tom Jobim.
Também fica clara na produção a importância que as parcerias tiveram na vida e na carreira do maestro carioca. Está lá o “poetinha” Vinícius de Moraes e a intérprete Dolores Duran, por exemplo. A carreira internacional também não fica de fora: a temporada em solo norte-americano e a memorável apresentação no Carnegie Hall estão encaixadas.
Para os nascidos após a explosão da música de Tom Jobim, é interessante conhecer um pouco mais da proporção do sucesso e do trabalho do carioca. Com uma pitada de especial de TV, o filme traz uma sequência musical bem amarrada e até cronológica da carreira do músico e compositor, entre tantos outros talentos. Os mais curiosos podem ainda se deliciar ao final da exibição, quando uma lista com todos os intérpretes, canções e traduções é apresentada para saciar diversos novos (e antigos) fãs.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblog
Veja aqui o trailer do filme A Música Segundo Tom Jobim:


A Música Segundo Tom Jobim (Brasil, 2011). De Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim. Com interpretações de Tom Jobim, Gal Costa, Elizeth Cardoso, Gary Burton, Ella Fitzgerald, Sammy Davis Jr., Judy Garland, Vinícius de Moraes, Frank Sinatra, Elis Regina, Adriana Calcanhoto, Nara Leão, Maysa, Fernanda Takai, Nana Caymmi, Diana Krall, Carlinhos Brown, Milton Nascimento, Paulo Jobim, Miucha, Chico Buarque, Caetano Veloso, Paulinho da Viola, Gilberto Gil...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.