Super Hiper Mega Banner

#1034-As Aventuras de Agamenon - O Repórter


*Por Ray de Aguiar - raydeaguiar@daiblog.com.br

A turma do Casseta e Planeta resolveu tirar um tempo de férias da TV. Mas, ao que parece, a veia cômica de alguns não conseguiu ficar enclausurada por muito tempo. Hubert e Marcelo Madureira escreveram o roteiro de As Aventuras de Agamenon - O Repórter sobre o personagem criado para o jornal O Globo. O filme segue a linha de um falso documentário, parecido com Borat. A diferença é a obviedade da ficção. Em Borat, por exemplo, fica difícil saber se certas pessoas em algumas cenas estão atuando ou realmente sendo elas mesmas. Aqui, depoimentos de celebridades, como Jô Soares e Caetano Veloso, sobre o personagem são registrados de maneira documental.

Paralelamente são criadas montagens que mostram o personagem vivenciando momentos históricos entrevistando figuras famosas como Albert Einstein, Adolf Hitler, Gandhi e até mesmo Osama Bin Laden. Fato este que nos leva a comparação com outro filme: Forrest Gump – O Contador de Histórias, vencedor do Oscar de melhor filme, no qual Tom Hanks interpreta um personagem que também vivenciou momentos históricos, inclusive influenciando-os, como inspirar a canção Imagine, de John Lennon, ou ajudar Elvis Presley a criar seus famosos passos de dança.


Agamenon parece ser uma homenagem cômica a Forrest Gump. Não dá pra negar que o filme absorve essas referências entre tantas outras, mas acho injusto afirmar que “no Brasil só se copia o que vem de fora”. Quentin Tarantino faz o mesmo em seus filmes. O fato é que, embora agrade em muitos momentos, principalmente quando Marcelo Adnet está em cena, o filme ainda mantém o tom de piada velha do Casseta e Planeta. Humoristas como Adnet ajudaram a recriar um novo conceito no humor brasileiro enquanto que Hubert e Marcelo Madureira parecem ter estacionado no tempo, quando piadas do tipo “o que cai em pé e corre deitado” eram engraçadas. Mas fique tranquilo, não tem essa piada no filme.
Mesmo assim, o filme tem méritos por brincar com momentos marcantes, o que favorece o público que teve interesse nas aulas de história ou que pelo menos se interessou em ler livros e conhecer a história da humanidade, algo um tanto raro hoje em dia. Se você nunca ouviu falar em Gandhi ou na Lady Di, então não vai entender metade das piadas do filme. Mas nunca é tarde para aprender. A não ser que você se contente com pouco conhecimento e também queira ficar estacionado no tempo.
Cotação do Daiblog: DaiblogDaiblogDaiblog

Veja aqui o trailer do filme As Aventuras de Agamenon - O Repórter:

As Aventuras de Agamenon, o Repórter (Brasil, 2011) Direção: Victor Lopes. Com: Hubert, Marcelo Adnet, Luana Piovani, Marcelo Madureira, Ruy Castro, Pedro Bial, Fernando Henrique Cardoso, Jô Soares, Paulo Coelho, Caetano Veloso...

Nenhum comentário

Todos os comentários do Cine61 são moderados por nossa equipe. Mensagens ofensivas não serão aprovadas. Obrigado pela visita!

Tecnologia do Blogger.